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Quais os hábitos de consumo das mães da geração “milénio”?

Por a 30 de Junho de 2015 as 18:56

maeAs marcas que consigam fidelizar as novas mães “milénio” garantem uma rede social de influência, uma vez que estas “vivem conetadas”, segundo o estudo global da Initiative.

A geração de mães “milénio” assume uma postura de consumo mais exigente, participativa e com elevadas expectativas, a quem se torna muito difícil impressionar.

A Initiative, agência do grupo IPG Mediabrands, divulgou os resultados da investigação “Millennial Mums: The Mothers of Invention”, na qual analisa o comportamento das mães da geração milénio em relação ao uso das tecnologias e ao que esperam das marcas.

A análise foi desenvolvida em 19 países, com especial enfoque no Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e Polónia, e incide sobre a faixa etária em que a maioria das mulheres são mães pela primeira vez – entre os 25 e os 34 anos. 41% das inquiridas já têm filhos e que 12% planeia vir a ser mãe nos próximos cinco anos, um número que está em linha com a média em Portugal (30 anos, segundo dados do INE).

Totalmente focadas nos objetivos e preocupações familiares, a nova geração de mães encara a mudança como algo natural, não necessariamente negativa, apenas alinhada com novas metas, novos desafios, novos planos para as suas vidas.

Reconhecem que fazem parte de uma geração mais preparada e mais instruída que as anteriores e por isso assumem um papel muito mais exigente perante a vida, quer a nível pessoal quer a nível profissional. Esta postura torna-as consumidoras muito exigentes, participativas e com elevadas expetativas, a quem se torna muito difícil impressionar.

Encaram a relação com as tecnologias como algo natural, quase intrínseco a si próprias. Estar online, sobretudo através do seu ‘smartphone’, tornou-se “vital” para a gestão do seu dia-a-da e uma ferramenta que as ajuda a manter o controlo, ainda que remoto, das suas vidas.

As compras online e a pesquisa de informação são as atividades que realizam de uma forma muito frequente, assim como a utilização de plataformas sociais, as quais consideram fundamentais na manutenção das suas relações de amizade.

O social media assume um papel muito relevante neste campo das suas vidas, sendo considerado, mais do que nunca, uma forma de contacto mais frequente com os amigos e um meio para estabelecer novas amizades com os seus pares (troca de experiências com outras mães).

Em casa, as novas tecnologias funcionam sobretudo como fonte de entretenimento para mães e filhos.

Como encaram a comunicação das marcas?

Sendo mães com uma relação tão ativa com as novas tecnologias, encaram a comunicação das marcas de forma positiva, ainda que com uma visão muito clara do seu objetivo: às marcas cabe o papel de se focarem naquilo que fazem – nos seus produtos – com o dever de serem cada vez mais participativas na sociedade, através da contribuição para causas de solidariedade social.

São recetivas às comunicações das marcas se lhes reconhecerem uma mais-valia enquanto consumidoras, valorizando campanhas de desconto, vantagens especiais nos cartões de fidelização ou ofertas exclusivas. As marcas que conseguirem captar a sua atenção e confiança podem conquistar a sua lealdade e seguramente a sua recomendação junto da sua rede de influência.

Para Francisco Teixeira, Managing Director da Initiative em Portugal, “este tipo de estudo, que aprofunda o conhecimento em relação a um target muito específico, é cada vez mais fundamental na construção de estratégias focadas no consumidor, que pretendem não só gerar notoriedade às marcas, mas acima de tudo torná-las cada vez mais relevantes na vida do dia-a-dia de quem as consome. Este é apenas um exemplo do esforço que a Initiative tem vindo a desenvolver, a nível global, no sentido não só de enriquecer o conhecimento do consumidor numa ótica não só de gerar novas fontes de informação e de inspiração, como acima de tudo apontar tendências e novas formas das nossas marcas conquistarem a relevância para os seus consumidores”.

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