IBM e Facebook firmam acordo para acesso a mais informação sobre consumidores
A IBM e o Facebook anunciaram um acordo de colaboração para proporcionar capacidades de marketing às empresas, de forma a atingirem o cliente certo, na hora certa, com a mensagem certa.
A IBM utilizará soluções de analítica sobre os dados anónimos que o Facebook tem sobre os 1 440 milhões de utilizadores activos, para que as marcas possam ter uma imagem mais clara do seu público-alvo. As empresas poderão ainda replicar campanhas bem sucedidas em vários canais, como nas lojas físicas, nos websites ou através de aplicações móveis.
Desde o passado dia 7 de Maio, os clientes das soluções de marketing na cloud da multinacional especializada em Tecnologias da Informação podem tirar partido de diversas capacidades do Facebook, como a Custom Audiences, para adicionarem aos recursos de analítica e design informação sobre preferências, opiniões e expectativas dos utilizadores.
A partir da nova solução Journey Designer da IBM, as empresas podem gerar experiências personalizadas aproveitando todas as vias de contacto com os clientes e, posteriormente, usar a solução Journey Analytics para perceber de forma agregada como reagiram.
Toda esta informação pode depois ser utilizada pelo Journey Designer para implementar campanhas mais eficazes naquela e noutras plataformas de partilha de conteúdos.
“As marcas sabem da necessidade crescente de terem de oferecer experiências fortes e personalizadas aos clientes para os fidelizarem”, sublinhou Deepak Advani, General Manager, IBM Commerce, acrescentado que “através desta colaboração, as empresas de produtos de consumo e os retalhistas serão capazes de obter, de forma rápida e fácil, uma visão mais profunda sobre as expectativas dos seus clientes e proporcionar-lhes experiências atractivas tanto no espaço físico como no mundo digital.”
O Facebook é a primeira empresa a aderir ao novo IBM Commerce THINKLab, um ambiente de investigação e colaboração composto por investigadores, designers e especialistas da gigante na área da informática. O objectivo é acelerar a inovação em áreas muito específicas – como a optimização do preço de venda ou a analítica aplicada aos inventários. As equipas multidisciplinares analisam informação, fazem pesquisa de utilizadores, identificam novas práticas e testam-nas no mercado. O ‘feedback’ em tempo real permite que se explorem e combinem novas tecnologias numa única solução que vá de encontro às expectativas e exigências dos clientes.