Distribuição Homepage Newsletter

Retalho alimentar. Vendas com promoção atingem 36,7% em 2014

Por a 7 de Maio de 2015 as 15:56
promocoes

promocoesAs vendas com promoção no retalho alimentar em Portugal alcançaram no ano passado 36,7% do total, segundo o Barómetro da APED (Associação das Empresas de Distribuição). Em 2013, 27,4% das vendas haviam sido feitas em promoção.

Leia também Retalho alimentar: o mercado mais penalizado em 2014

“É um crescimento muito grande. As promoções são usadas por todos, retalho, indústria e fornecedores”, explica Ana Trigo Morais, directora-geral da APED. Há cada vez mais formas de promocionar os produtos, seja através do cartão de fidelização, do desconto directo, dos packs de oferta e de preço especial, entre outras.

Assim, o retalho alimentar fechou 2014 com uma quebra de 1,2%, “em larga medida, pelo efeito causado pela deflação”.

“A deflação não é um fenómeno exclusivo dos produtos alimentares e preocupa-nos porque retira valor a todos os operadores. É importante dizer que a deflação não decorre directamente da actividade dos retalhistas mas é certo que contribui. A queda acentuada do preço do petróleo, e naturalmente, do preço do transporte e das embalagens, por exemplo, contribuiu para a deflação”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *