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Nova bicicleta sustentável da DHL promete optimizar distribuição nas cidades

Por a 7 de Maio de 2015 as 16:42

ALMERE - De nieuwe Containerbike van DHL. FOTO: DIEDERIK VAN DER LAANA DHL Express Holanda apresentou um novo veículo na sua frota que introduz uma redução das emissões de CO2 nas distribuições em centros urbanos. O primeiro “Cubicycle” está já a ser utilizado na cidade holandesa Almere.

O “Cubicycle” é um quadriciclo com uma caixa amovível que tem um volume de carga de um metro cúbico. As vantagens comparativamente aos outros veículos não motorizados são o volume de carga e uma melhor integração nos sistemas operacionais da DHL, além de uma maior eficiência energética.

O “Cubicycle” foi criado pelo fabricante de bicicletas reclináveis Flevobike, em Dronten, na Holanda, cuja posição de condução reclinada leva ao “aumento da velocidade”. O motor auxiliado por energia eléctrica permite ainda a “aceleração mais rápida no arranque”.
Kees de Lange, Vice-Presidente de Operações da DHL Express Holanda diz que “apesar da dimensão da caixa de carga, a bicicleta cabe perfeitamente nas ciclovias. A altura foi adaptada para que os outros condutores tenham visibilidade na via de rodagem, para além dela, sem impedimentos. Este é um factor-chave que distingue a “Cubicycle” de outras bicicletas de grande volume”.

A caixa de carga da bicicleta é pré-carregada num armazém operacional da empresa. Devido às suas dimensões, que correspondem ao tamanho de uma palete de transporte normal, a caixa pode ser integrada no processo de manipulação de embarque padronizado da empresa, que garante o pré-carregamento da mesma nas suas instalações. A caixa é entregue num local perto do centro da cidade, de onde a bicicleta começa o seu percurso, tornando o processo ainda mais eficiente.

“Uma diferença significativa em comparação com as outras 35 bicicletas DHL utilizadas noutras cidades holandesas é a possibilidade de entrega de encomendas com maior volume”. Em média, a nova bicicleta pode transportar 125 quilos de carga por viagem, esperando-se que percorra 50 quilómetros por dia.

O Grupo estabeleceu o objectivo, com o programa GoGreen, de melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de carbono em 30% até 2020. Até à data, conseguiu melhorar a eficiência energética em 23%.

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