Distribuição Homepage Newsletter

Projecto de €7 milhões da Nestlé torna fábricas nacionais mais sustentáveis

Por a 22 de Abril de 2015 as 12:25

nestle1.jpgMais de sete milhões de euros investidos em infraestruturas de Sustentabilidade Ambiental permitiram à Nestlé Portugal obter uma poupança significativa em diversas frentes, nos últimos cinco anos.

Entre 2010 e 2014, a Nestlé investiu mais de sete milhões de euros num projecto ambiental em Portugal, onde está presente há 92 anos com, actualmente, três fábricas (Avanca, Porto e Lagoa – Açores), um Centro de Distribuição e cinco delegações comerciais.

O investimento em território nacional enquadra-se no compromisso global de Sustentabilidade Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa da multinacional. Em 2015, a marca prevê investir mais 1,5 milhões de euros em projectos do mesmo género.

A melhoria das infraestruturas já permitiu à empresa reduzir a pegada ecológica provocada pelas suas actividades em Portugal, em níveis como resíduos enviados para aterro (-66%), consumo de energia (-7,2% por tonelada de produto terminado) e consumo de água (-20,8% por tonelada de produto terminado).

A marca economizou mais de 20% no consumo de água (por tonelada de produto terminado) em todas em fábricas do País, com destaque para a fábrica dos Açores, na qual já conseguiu reduzir o consumo de água para 33% e eliminar por completo a utilização de água salgada, com a instalação do novo sistema de refrigeração, em funcionamento desde Outubro de 2014. Um projecto que “continuará a dar os seus frutos ao longo do presente ano”, garante a empresa em comunicado.

Além disso, também as emissões de dióxido de carbono diminuíram em 43,6%, em linha com os objetivos nacionais de redução de emissões de CO2 para a atmosfera.

Deolinda Nunes, Directora de Relações Corporativas da Nestlé Portugal, explica que o projecto de optimização energética desenvolveu-se “ao longo de toda a cadeia de valor, envolvendo parceiros desde o agricultor ao consumidor final, seguindo sempre as três prioridades de actuação: a Nutrição, a Água e o Desenvolvimento Rural. Um exemplo é a fábrica de Lagoa, nos Açores, que tem desenvolvido vários projectos de economia de água, entre eles um projeto em que a água naturalmente presente no leite é retirada durante o processo de secagem para o fabrico do leite em pó. Posteriormente essa água é utilizada na alimentação das caldeiras e em limpezas intermédias, evitando a captação da rede. Neste processo a Nestlé foi pioneira em Portugal.”

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *