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Unilever-Jerónimo Martins lidera publicidade lançada em Fevereiro

Por a 26 de Março de 2015 as 15:22

12,1% do investimento publicitário no último mês de Fevereiro, em Portugal, pertence à Unilever-Jerónimo Martins. A empresa lidera os 20 maiores anunciantes naquele mês, de acordo com os dados da MediaMonitor, publicados pelo grupo Marktest.

A Unilever-JM foi a empresa mais dinâmica em termos de actividade publicitária, em Fevereiro de 2015, responsável por 4,8% da actividade promocional no total do mercado publicitário de televisão, rádio, imprensa, outdoor, cinema e Internet e de 12,1% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês.

Os dados apurados revelam que a Unilever-JM, a Vodafone Portugal e a European Home Shopping foram “responsáveis por 10,9% do investimento publicitário realizado em Fevereiro a preços de tabela”.

A operadora Vodafone foi o segundo anunciante mais activo, responsável por 3,4% do investimento publicitário total e por 8,6% , dentro dos 20 maiores anunciantes naquele mês. Já a European Home Shopping obteve um “share of voice” de 2,7%, relativamente ao total do mercado publicitário, e de 6,8% no top 20.

Logo a baixo, encontra-se na tabela o conjunto dos hipermercados Modelo Continente com a detenção de 5,8% do total de actividades publicitárias realizadas no segundo mês de 2015 e 2,3%, dentro dos 20 maiores anunciantes.

Entre os que mais investiram encontram-se nove empresas do grande consumo, quatro da grande distribuição, duas das telecomunicações e cinco de outros sectores. O conjunto dos 20 mais dinâmicos foi responsável por 39,6% do bolo publicitário mensal, em preços de tabela.

Os que mais investem apresentam uma preferência pela televisão acima da média. O canal representa 92,3% dos orçamentos, enquanto 4,5% dos montantes destinam-se à publicidade via internet e 3,2% aos outros meios.

Do investido a preços de tabela, 76,3% da publicidade foi dirigida à televisão, 8,3% à imprensa e 6,6% à internet, entre Janeiro e Fevereiro de 2015. 8,7% dos montantes totais foram direccionados aos restantes meios analisados pela MediaMonitor.

 

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