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Novidades no grande consumo “caem constantemente há 8 anos” em Espanha

Por a 20 de Março de 2015 as 12:10

Em 2014, os lançamentos para o grande consumo em Espanha caíram 16% em relação ao ano anterior. O número foi o “menor da história recente do sector”.

Segundo dados da consultora Kantar Worldpanel, citados no portal de informação Profesional Retail, durante o último ano foram lançadas 108 inovações para o total dos sectores de alimentação, bebidas, drogaria e perfumaria, em Espanha. 87% dos novos artigos estão atribuídos às marcas de fabricante, enquanto apenas 13% corresponde às marcas da distribuição. Em relação a categorias como drogaria e perfumaria, o esforço relativo à inovação pertence na totalidade às marcas de fabricante.

O estudo “Radar da Inovação” regista que o número tem “caído constantemente ao longo dos últimos oito anos”. Em 2013 foram lançados128 novos produtos, resultado abaixo dos 156 registados em 2010.

Os valores tornam Espanha “um dos países com menor penetração de inovação na Europa”, segundo Ignacio Larracoechea, Presidente da Associação Promarca, na apresentação do estudo, como revela a mesma fonte. O responsável destaca a situção como “precocupante”, uma vez que, “os mercados que apostam em inovação crescem quatro vezes mais que os pouco inovadores”.

Entre as razões apuradas, compreende-se que os fabricantes “não contam com o apoio das cadeias líderes da distribuição” espanhola, o que tem efeitos negativos para o crescimento das categorias. Retalhistas como Lidl ou Mercadona apresentam no linear 10% e 11%, respectivamente, de novas soluções desenvolvidas pelas marcas. A situação “desmotiva os fabricantes”, que deixam de produzir novidades já que não têm visibilidade, tornando a situação “um ciclo vicioso”, na qual o consumidor é “quem mais perde”, considera o responsável.

Por outro lado, empresas como o Carrefour, Alcampo e Eroski apresentam 72%, 56% e 55%, respectivamente, de novidades entre os produtos expostos no linear. O Grupo Dia corresponde à maior evolução durante o último ano, ao lançar 46% das inovações apresentadas pelas marcas em Espanha.

O estudo conclui ainda que “a distribuição é a chave para o sucesso de um produto”, dado que as 20 inovações que obtiveram mais êxito em 2014 alcançaram uma “distribuição ponderada de 46%”, enquanto as 20 menos bem-sucedidas no mercado conseguiram 6%.

 

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