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Promoções “retiram valor” a retalhistas e fabricantes

Por a 13 de Março de 2015 as 13:13

Presentes em mais de metade (51%) dos actos de compras dos lares nacionais, as promoções são uma adição para os consumidores.

Analisando o mercado dos bens de grande consumo (sem frescos), a consultora Kantar Worldpanel conclui que “este fenómeno tem obviamente um custo para o mercado e para todos os operadores” do FMCG -Fast-moving consumer goods- retalhistas e fabricantes.

A Kantar Worldpanel estima que o mercado perdeu cerca de 5% de todo o valor, só pelo factor promoções, sem ser compensado pelo aumento do volume. “Pelo contrário, o comportamento de compra do shopper está fazer cair o volume comprado”.

Ajustar melhor as promoções, reduzindo o custo e/ou melhorando o seu retorno, é o conselho da consultora para este ano.

 

1) MEÇA O INCREMENTO REAL DA PROMOÇÃO. OU SEJA, QUAL É O REAL VOLUME ROUBADO À CONCORRÊNCIA OU QUAL É A REAL EXPANSÃO DA CATEGORIA.

 

2) AJUSTE AS PROMOÇÕES AO QUE FAZ E QUANDO FAZ MAIS SENTIDO.

 

3) FAZER UM TRABALHO DE CARIZ “WIN-WIN” ENTRE RETALHISTA/FABRICANTE, PARA GERAR MAIS VALOR, COM INSTRUMENTOS PRÓPRIOS A ESSE OBJETIVO.

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