O que podem fazer os retalhistas hoje para fidelizar os consumidores amanhã
As vendas electrónicas no retalho norte-americano alcançaram 262 mil milhões de dólares. A aposta dos retalhistas em inovação não é certamente alheia a estes resultados.
As projecções apontam que o comércio online norte-americano alcance 400 mil milhões de dólares em 2018, segundo a revista Internet Retailer.
São os retalhistas visionários que irão tirar partido do crescimento previsto, em conjunto com os próprios consumidores vão definir e potenciar as experiências de compra nos diversos canais, equipamentos e localizações.
De olhos postos na ‘hiper-personalização’ da experiência de compra e na conveniência nos corredores das lojas, os retalhistas vão ‘esmiuçar’ as potencialidades do mobile e da tecnologia.
Os distribuidores vão cruzar dados e sistemas nos diversos canais para oferecer uma experiência ‘premium’ que vá ao encontro das expectativas do consumidor, incluindo conteúdos dinâmicos e navegação dentro da loja.
Muitos dos retalhistas estão já a oferecer diferenciadas experiências no ponto de venda que surpreendem e captam a atenção dos ‘shoppers’. Estimular os sentidos dos consumidores , dando-lhes o controle sobre a experiência vai construir a fidelidade à marca, defende Adam Silverman, analista da Forrester Research e participante de um webinar sobre este tema que a publicação vai promover em Fevereiro.