FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Vinhos singulares com assinatura do Esporão

Por a 9 de Janeiro de 2015 as 12:47

Os monocastas tintos da Herdade do Esporão são produzidos apenas em anos de excepção.

Da colheita de 2011, “ano memorável” no Alentejo, os enólogos David Baverstock e Luís Patrão elegeram as castas Touriga Nacional, Syrah e Petit Verdot, as que mais se evidenciaram naquele ano.

Produzidos em quantidades muito limitadas (cerca de 5.000 litros de cada vinho), são resultado de uvas criteriosamente selecionadas, colhidas de forma manual, a partir de parcelas com características singulares. O Touriga Nacional nasceu na “Vinha do Badeco”, onde foi plantada em 1988 sendo, provavelmente, a vinha desta casta mais antiga do Alentejo. O Syrah foi plantado há 12 anos na “Vinha do Telheiro” e o Petit Verdot provém da “Vinha dos Andorinhos”, com 11 anos, todas situadas na Herdade do Esporão. O estágio de um ano em barricas de carvalho, seguido do estágio na garrafa, confere um carácter de grande complexidade e estrutura a estes vinhos.

O Petit Verdot 2011 apresenta uma cor com laivos ruby. O nariz é complexo, sugerindo aromas de floresta, musgo e folhas secas. A boca mostra notável elegância, com uma acidez vibrante que lhe confere grande frescura. Termina de uma forma longa e persistente. Estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho Francês, seguidos de mais 18 meses em garrafa antes de ir para o mercado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *