Consumo FMCG Homepage Newsletter

Gasto no Natal sobe pela primeira vez desde 2009

Por a 18 de Dezembro de 2014 as 12:44

Neste Natal, e pela primeira vez desde 2009, os portugueses deverão gastar mais nos presentes face ao dispendido no ano imediatamente anterior, de acordo com o estudo desenvolvido pelo IPAM – The Marketing School.

271 euros é a factura média que cada consumidor nacional deverá pagar pelas compras de Natal, um valor que representa um aumento de 7,2 por cento face a 2013.

“Depois de cair consecutivamente durante os últimos cinco anos, chegando mesmo a baixar 48%, o consumo durante a quadra natalícia volta, assim, a subir, superando os valores médios dos últimos dois anos. Apesar do sinal positivo, metade dos inquiridos tenciona gastar menos do que no último Natal”, revela o estudo.

Entre 11 e 25% do subsídio de Natal é quanto mais de um terço dos respondentes (35,7%) que vão receber o 13º mês tenciona alocar às compras da quadra. “Três em cada dez dos inquiridos beneficiados admite que podem gastar até 50% do subsídio”.

Para um total de 78% dos inquiridos, os familiares e crianças serão os principais destinatários dos presentes de Natal. Por sua vez, é na aquisição de presentes para adultos que os inquiridos (90%) mais pretendem cortar nos gastos.

Coordenado por Mafalda Ferreira, docente do IPAM – The Marketing School e especialista em comportamento do consumidor, o estudo das compras de Natal foi realizado entre os 1 e 13 de Dezembro de 2014, em Portugal Continental, tendo por base uma amostra composta por 460 indivíduos.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *