Consumo FMCG Homepage Newsletter

Crise e redes sociais transformaram hábitos de consumo

Por a 11 de Dezembro de 2014 as 11:54

Crise e redes sociais. Estes são os dois principais motivos que levaram às alterações nos hábitos de consumo nos últimos anos, segundo um debate, organizado em Espanha, dedicado ao tema “Las Mujeres al frente de la Gran Distribución”.

“Estamos agora perante um consumidor muito mais racional que dedica mais tempo a pensar os produtos que deve incluir na lista de compras: é um consumo mais inteligente”, revela Mar Gallardo, do Comité de Direcção da PwC, citada pela infoRetail.

Este novo consumidor muda facilmente de opinião em função do momento, do lugar onde os produtos se encontram e já interiorizou os conceitos descontos, marcas da distribuição e serviços ‘low cost’.

Valérie Vendeville, do Grupo Auchan, deu conta que o consumidor, nomeadamente o francês, está a apostar no consumo de produtos mais saudáveis, ecológicos e sustentáveis. “As empresas devem saber combiar estes dois aspectos: comer bem e bem-estar”.

Os consumidores começam também a dar mostras de querer combater o desperdício, comprado apenas o que necessitam, reaproveitando tudo o que é possível e adoptando embalagens mais amigas do ambiente.

A revolução digital é mais um dos fenómenos que transformou o sector da distribuição. Os operadores de retalho alimentar estão a apostar na venda omnicanal que permite ao cliente utilizar qualquer canal para comprar, com a mesma eficácia.

“As recomendações sociais tanto de amigos como de conhecidos têm mais impacto na decisão de compra do que a crítica de um especialista em publicidade, e é preciso ter isyo em conta quando definimos o posicionamento da marca”, aconselha Mar Gallardo.

Hoje, “estamos numa economia de confiança e partilha, e não da propriedade e do capitalismo. O cliente já não se deixa seduzir por produtos e serviços que não ofereçam valor acrescentado”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *