Distribuição Homepage Newsletter

Supermercados digitais são tendência mundial

Por a 1 de Dezembro de 2014 as 15:22

O crescimento do comércio online de alimentos é uma tendência mundial, segundo o estudo ‘Online Shoppers 2014’, realizado pela Webloyalty e citado pela infoRetail.

Apesar de registar um crescimento ténue, o comércio online de alimentos está a crescer com a abertura de novos supermercados digitais, lojas gourmet, lojas de produtores que vendem directamente aos consumidores, sem intermediários, e cadeias de restaurantes com entregas ao domicílio, entre outros.

Em Espanha, onde foi apresentado este estudo, mais de 14% das famílias compram produtos de grande consumo através da internet, face às cerca de 20% de famílias que fazem compras online em todo o mundo.

As compras online mundiais representam 3,7% da facturação do sector do grande consumo. No Reino Unido a cifra atinge 5% e em França 4%.

Os consumidores estão a comprar mais online, dedicam mais tempo a analisar preços e a investigar sobre os produtos, e são mais exigentes. Segundo o estudo, 99% dos compradores online está satisfeito com a sua experiência de compra, o que pode ajudar a fidelizar consumidores ao canal.

Por outro lado, a cesta de compra online é três vezes maior do que a física. O ticket médio online é de 70 euros face aos 30 euros nas lojas físicas. “A loja online é dirigida a um target mais jovem, digitalmente preparado e que a pouco e pouco vai adoptando novos comportamentos”.

Os gastos de envio, o custo de transporte para os distribuidores, a cadeia de frio dos alimentos frescos, o tempo e o local de entrega, são os principais desafios para os operadores, pois, segundo o estudo, são os que mais influenciam a decisão dos consumidores.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *