Distribuição Homepage Newsletter

A percepção dos consumidores espanhóis sobre as insígnias de retalho alimentar

Por a 20 de Novembro de 2014 as 11:50

As cadeias de distribuição Mercadona, Lidl e DIA são as mais valorizadas em Espanha pela relação qualidade/preço, segundo um estudo elaborado pela Kantar Worldpanel sobre a imagem que têm os consumidores das cadeias de distribuição espanholas.

A alemã Lidl é a que está a registar mais melhorias nos atributos relacionados com o preço, um posicionamento muito próximo da cadeia Mercadona, revela Hugo Liria, responsável pelo estudo, citado pela InfoRetail.

No que diz respeito à variedade e sortido, as mais valorizadas são as cadeias que apostam nos formatos de hiper e supermercado: Carrefour, Alcampo e Eroski. Os cartões de fidelização mais apreciados são, por outro lado, das insígnias Carrefour e DIA.

A relação qualidade-preço mantém-se como o factor mais importante para os consumidores na hora de ir às compras, revela o estudo. Um total de 74% dos lares diz eleger a sua loja habitual por este motivo.

A proximidade é o segundo motivo mais relevante para 66% dos lares. Em média, os lares espanhóis vão menos cinco vezes por ano comprar produtos de grande consumo.

Como alternativa ao preço, é a amplitude das marcas e dos produtos, assim como as vantagens do cartão de fidelização, que movem 45% e 33% dos lares, respectivamente.

Um total de 44% dos lares garante deixar de comprar na sua loja habitual se não encontrar as marcas que pretende.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *