Tráfego em queda nos supermercados
Os lares nacionais mostram uma tendência de contínua redução da frequência de compra de bens de consumo, em 2014, segundo uma análise da Kantar Worldpanel.
“Esta redução alcançou 4,4% até Outubro de 2014, face ao período homólogo. A quebra nas idas às lojas não está a ser compensada pelo aumento do volume comprado em cada acto de compra, que apenas cresce 1%”, sublinha a consultora.
Ou seja, os portugueses continuam a reduzir o volume comprado (-2,8%), em termos globais, “num processo forçado ou voluntário de optimização das compras no Grande Consumo. Este processo de redução feito pelos lares, verifica-se desde 2010, de forma lenta, mas constante, ao longo destes últimos quatro anos”.
Estes dados indicam também que “as acções promocionais dos retalhistas ou dos produtores não estão a conseguir – em termos globais – aumentar nem a frequência de compra, nem a compra por acto, de forma a conseguirem fazer crescer o mercado, em termos de volume total comprado”.
A análise conclui, assim, que o aumento no consumo privado, segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística) que se verifica este ano,”não tem ainda correspondência directa com o que se passa no grande consumo. Neste mercado os lares portugueses continuam a reduzir e a optimizar as compras, como demostra a contínua queda do volume comprado pelas famílias, pelo menos até Outubro último”.