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As principais ideias da conferência que reuniu o retalho mundial

Por a 21 de Outubro de 2014 as 10:06

A conferência ‘The Everywhere Store’, organizada pela Tlantic, especialista em tecnologia e inovação para retalho, decorreu em Outubro no Porto, dias 9 e 10.

No espaço de debate sobre o sector do retalho mundial estiveram oradores especialistas na grande distribuição, com experiência em importantes empresas deste mercado.

A iniciativa procurou responder a várias quesyões, de forma a orientar o desenvolvimento das empresas do sector retalhista. As questões dos espaços de menor dimensão, as grandes superfícies, os produtos, o consumidor, o desafio da compra online e a importância da loja física foram os temas debatidos na conferência que, incluiu também uma visita aos bastidores do hipermercado Continente, com o objectivo de dar a conhecer algumas acções de organização, higiene, qualidade e segurança.

“No sector, é fundamental o retalhista conhecer bem o seu produto”, sublinha Luís Moutinho. O CEO da Sonae MC foi um dos oradores do evento, que, além do grupo anterior, contou com a participação de outros nomes do mercado, como a Tesco, Leroy Merlin, Worten, a marca brasileira Lojas Marisa, e a Drufy, presente em 63 países com 1750 pontos de venda.

Provenientes de diferentes partes do mundo, as insígnias partilharam ideias e práticas, essenciais para o conhecimento do consumidor, considerado o factor decisivo do negócio retalhista. Permitir ir ao encontro das necessidades dos clientes, aumentar a produtividade e reduzir a ruptura de stocks, foram os pontos fulcrais das ideias debatidas, evidenciando a importância do compromisso de todos os colaboradores, além da do trabalho desenvolvido na melhoria dos procedimentos para o atendimento ao cliente, que deve ser contínua. No caso concreto da Sonae, é de tal modo intrínseco, que os colaboradores chegam a partilhar, por mês, cem propostas de melhorias, como foi revelado.

Ao longo da conferência, Paulo Magalhães, CEO da Tlantic, abordou algumas das tendências para o sector, passando pela logística, marketing e processos. Durante o discurso, afirmou que “apesar do cliente preferir estar no conforto de sua casa, irá continuar a privilegiar a loja física”.

A relação entre o mundo virtual e o comércio presencial também fez parte dos temas abordados. O professor da Wharton School, David R. Bell, revelou algumas tendências do sector e-commerce na sua actuação, na qual foi possível identificar clientes, e saber onde se encontram. O professor mostrou ainda, como o factor geográfico permite compreender que as opções no mundo real moldam o comportamento do consumidor, o qual também é possível conhecer através do mundo virtual.

Com escritórios na Europa e na América Latina, a Tlantic foi criada em 2004 com a missão de apoiar os retalhistas no aumento da produtividade e na fidelização de clientes. Actualmente, a empresa internacional é finalista nos World Retail Awards 2014, que premeia anualmente projectos de inovação, diversidade e excelência do sector do retalho mundial. No portefólio de clientes encontram-se empresas como Grupo Sonae, O Boticário, Grupo Pão de Açúcar, Dufry, Lojas Marisa e MassMart.

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