Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Continente quer saber pegada de carbono dos produtos

Por a 1 de Outubro de 2014 as 16:57

A Sonae iniciou um projecto-piloto de cálculo das pegadas carbónica e hídrica de produtos.

Em 2013, foi já possível o cálculo experimental das referidas pegadas para produtos seleccionados de peixaria, charcutaria e talho, explica um comunicado da empresa.

Este ano, o projecto está focado na área de frutas e legumes e seguindo a metodologia definida, designadamente: selecção de produtos base a modelar, visitas técnicas a produtores, desenvolvimento dos modelos de cálculo e ensaios de consistência para os modelos entretanto desenvolvidos.

“A determinação da pegada de carbono dos produtos permitirá, numa fase posterior, perceber quais as práticas de produção animal e vegetal que libertam mais emissões de GEE, e assim actuar, junto dos produtores, no sentido de minimizar o impacte associado a estes produtos”.

A Sonae pretende também promover a redução da pegada de carbono, encurtando a distância entre os locais onde as mercadorias perecíveis são produzidas e as lojas. Um projeto-piloto foi iniciado em 2013 pelo qual os produtores de alface locais efectuam as entregas diretamente a um número limitado de lojas.

2 comentários

  1. Pingback: Continente quer saber pegada de carbono dos seus produtos | Green Savers

  2. Pingback: Continente quer saber pegada de carbono dos seus produtos | Portugal News

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *