FMCG Homepage Marcas Newsletter

Projecto da Tetra Pak para proteger florestas

Por a 29 de Setembro de 2014 as 11:15

A Tetra Pak pretende utilizar 100% de cartão certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC) nas suas embalagens.

Por ser “um dos maiores compradores mundiais de cartão”, a marca quer garantir um fornecimento responsável e sustentável das matérias-primas provenientes das florestas.

Em 2014, estima-se que sejam vendidas em Portugal mais de 484 milhões embalagens com a certificação FSC, ou seja, 34% do total. A nível nacional, existem cerca de 341.000 hectares de floresta certificados por esta entidade, tendo sido emitidos 20 certificados de gestão florestal e 152 certificados de cadeia de custódia.

Para contribuir para a criação de um maior conhecimento sobre a importância da gestão florestal responsável, a marca promove diversas acções de sensibilização, com mensagens nas suas embalagens. A própria empresa efectuou um estudo, onde revela que 39% dos inquiridos associam o seu símbolo à gestão responsável e proteção das florestas. Por outro lado, 67% dos consumidores considera ser “muito importante” a certificação FSC.

“A nossa primeira embalagem certificada com o selo FSC foi introduzida em Portugal em 2011. Desde então, muito evoluiu rumo à certificação e temos desenvolvido uma série de acções com vista a criar uma maior consciência em torno da importância de uma gestão florestal responsável”, explica Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak em Portugal.

O Forest Stewardship Council (FSC) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, criada para promover a gestão responsável das florestas mundiais. Através de processos que envolvem múltiplos parceiros, define os critérios sociais e ambientais fundamentais para a gestão das florestas, que são aplicados nas áreas florestais de todo o mundo.

Em Portugal e Espanha, foram colocadas no mercado, em 2013, cerca de 7.500 milhões de embalagens, das quais mais de 45% apresentaram a marca FSC.

Recentemente, a Tetra Pak associou-se à Kingfisher e ao IKEA, numa iniciativa que pretende desenvolver análises sobre o impacto da certificação FSC,  para que as empresas compreendam o valor obtido por terem este símbolo nas suas políticas de compra.

Com a assinatura “Protege o que é bom”, a Tetra Pak actua em mais de 170 mercados e tem mais de 23 000 colaboradores, em todo o mundo. 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *