Distribuição Homepage Newsletter

“Portugal enfrenta um grave desequilíbrio entre oferta e procura de competências”

Por a 26 de Setembro de 2014 as 12:33

Portugal está entre os quatro piores países a nível mundial em termos de desajuste entre a oferta e procura de competências, e apresenta um dos maiores níveis de pressão salarial em sectores altamente qualificados.

Estas são algumas das conclusões do Hays Global Skills Index 2014, relatório publicado em colaboração com o Oxford Economics, que analisa as dinâmicas que influenciam o mercado de trabalho qualificado em 31 grandes economias mundiais.

Os dados deste ano parecem indicar que, apesar dos elevados níveis de desemprego em Portugal, os profissionais disponíveis no mercado de trabalho não possuem as skills, formação ou experiência que os empregadores procuram neste momento, revela o estudo. Em situação semelhante encontram-se países como os Estados Unidos da América, a Irlanda ou Espanha.

Portugal é também um dos países com maior pressão salarial em sectores altamente qualificados, como o das Tecnologias da Informação, que há vários anos enfrenta sérias dificuldades em identificar e atrair profissionais da área, explica a mesma fonte.

“A economia portuguesa começa a mostrar os primeiros sinais positivos e o mercado de trabalho parece estar a recuperar o seu dinamismo, à medida que as estatísticas de emprego melhoram”, afirma Paula Baptista, Managing Director da Hays Portugal, “Contudo, existem ainda alguns problemas estruturais que devem ser resolvidos colectivamente, sendo um deles a grave incompatibilidade do talento que pode estar a impedir empresas e profissionais de dar o próximo passo na implementação de planos mais ambiciosos para o futuro”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *