Distribuição Homepage Newsletter

Nova nota de €10 entra em circulação

Por a 23 de Setembro de 2014 as 11:08

A nova nota de 10 euros entra em circulação em Portugal e nos restantes países do euro.

“Não podemos garantir que todos os equipamentos estejam aptos a aceitar a nova nota de 10 euros já a partir” de terça-feira, afirmou o administrador do Banco de Portugal, João Amaral Tomaz, na conferência de imprensa para apresentação da nova nota, citado pela Lusa.

A nova nota de 10 euros é visualmente muito semelhante à nota da primeira série, mantendo o vermelho como cor predominante e o pórtico românico da nota da primeira série com o mesmo valor facial.

A nota incorpora elementos de segurança “ainda mais sofisticados, que a tornam ainda mais segura e resistente à contrafação”, garante à mesma fonte João Amaral Tomaz. Entre esses elementos estão o retrato da deusa Europa, visível na marca de água e no holograma, e o número esmeralda, aspectos de segurança que já tinham sido incluídos na nota de 5 euros da segunda série, lançada em 2013.

Para verificar a genuinidade das notas de 10 euros da segunda série, basta tocar, observar e inclinar as notas para detectar os principais elementos de segurança, de acordo com a instituição liderada por Carlos Costa.

Os bancos centrais nacionais produziram 4.500 milhões de notas de 10 euros da segunda série e Portugal recebeu 162 milhões dessas notas, segundo o Banco de Portugal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *