Análise Data Center Homepage Newsletter

Portugal lidera partilha de boleias na Europa

Por a 17 de Setembro de 2014 as 9:25

Os portugueses são os mais adeptos da partilha de deslocações na Europa. As boleias têm-se afirmado cada vez mais como alternativa de mobilidade.

Um total de 28% dos portugueses partilharam deslocações no último ano, um valor significativamente acima da média europeia (20%). Estes dados fazem parte de um estudo do Observador Cetelem.

No ano passado, muitos portugueses (43%) manifestavam interesse na utilização conjunta de viatura, mas apenas 6% recorriam a esta alternativa de mobilidade. Este valor chega agora aos 28% (+22 p.p. face a 2013).

“Além de ser uma consequência da crise económica, revela também uma maior consciencialização dos portugueses para o impacto negativo do uso do carro para o ambiente. 57% dos portugueses considera que as viaturas são actualmente a principal causa da poluição e 64% aponta as emissões de gases com efeito de estufa como um dos principais inconvenientes”.

A acompanhar a crescente tendência da partilha de deslocações entre consumidores, têm surgido portais e sites que visam facilitar esta partilha.

“No último ano, foram anunciadas mais de 11 mil viagens no Boleia.net, um dos mais conhecidos sites de boleias. Os jovens revelam ser os mais adeptos das boleias, uma vez que a maioria dos utilizadores deste portal (58%) tem entre 20 e 35 anos. Quanto ao tipo de anúncios, 63% dizem respeito a viagens ocasionais e os restantes 37% a viagens regulares que, de acordo com o Boleia.net, são cada vez mais comuns”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *