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76% dos novos lançamentos fracassam no primeiro ano de vida

Por a 9 de Setembro de 2014 as 13:29

Um total de 76% dos novos lançamentos no grande consumo fracassam após cumprirem o primeiro ano de vida, segundo um estudo da Nielsen, citado pela InfoRetail.

Alcançar uma verdadeira distinção da concorrência, ultrapassar os dez milhões de euros em vendas no primeiro ano e manter 85% das vendas no segundo exercício, são requisitos muito complicados de alcançar para a maioria das empresas, explica o estudo.

Depois de analisar 12.000 produtos de grande consumo, lançados desde 2011, o estudo conclui que dois terços não chegam sequer a superar as 10.000 unidades em vendas.

Neste sentido, a consultora assinala que para um produto ter êxito é necessário que responda efectivamente às carências e frustrações dos consumidores. Numa segunda fase, o produto deve adquirir relevância e para isso é necessária uma estratégia de marketing criativa e que ponha em destaque a forma como surgiu a inovação.

Os produtos, aconselha a Nielsen, devem centrar-se mais na qualidade do que na quantidade. As inovações com maior peso sobre o total de vendas são precisamente as que têm uma rentabilidade negativa, o que mostra que o êxito depende mais da utilidade que o produto oferece e não tanto do facto de ser lançado por uma grande ou pequena empresa.

Para chamar à atenção do consumidores, é preciso ser criativo. “Durante os anos mais duros da crise a maioria das empresas permaneceram em modo de sobrevivência, mas uma vez superada esta etapa, a única forma de crescer num mercado debilitado é a inovação rompedora, capaz de levar um consumidor fiel a experimentar outra marca”, sublinha a consultora.

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