FMCG Homepage Marcas Newsletter

Google está a fazer veículos que se guiam sozinhos

Por a 28 de Maio de 2014 as 14:04

A Google começou a construir um automóvel que se conduz sozinho e espera começar a testá-lo ainda este ano, anunciou a empresa na terça-feira, num blogue.

“Não terá guiador, acelerador ou travão, porque não precisará deles. O nosso software e os nossos sensores farão todo o trabalho”, adiantou a empresa.

Para a Google, este carro marca uma viragem na adaptação de outros veículos e na missão de inovar no transporte individual que precisa apenas de uma função “stop-and-go”.

“Foi inspirador começar com uma folha de papel em branco e perguntar: “O que pode ser diferente neste tipo de veículos?”, disse a Google.

A Google planeia construir cerca de 100 protótipos, e ainda este ano os seus colaboradores vão começar a testar versões provisórias com comandos manuais.

“Se tudo correr bem, gostaríamos de executar um plano piloto aqui na Califórnia nos próximos anos”, adiantou a empresa.

A velocidade máxima dos protótipos será de 40 km/h, serão alimentados por uma bateria e contarão com estruturas flexíveis de protecção para o vento e com material semelhante a espuma na frente do veículo, de acordo com o San Jose Mercury News, que descreve o carro como sendo “redondo” e de “dois lugares”.

Sergey Brin, co-fundador da empresa, disse numa conferência que a empresa começou a olhar “a partir do zero para o que devia ser um carro que se guiasse sozinho”.

Para já, a Google tem reutilizado carros da Honda e da Lexus para os seus testes.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *