FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Sogrape recupera os velhos hábitos do Dão

Por a 13 de Maio de 2014 as 14:16

A Quinta dos Carvalhais, verdadeiro “laboratório” da Sogrape Vinhos na região do Dão, acaba de dar um importante passo no seu portefólio com o lançamento de Quinta dos Carvalhais Reserva Branco 2010, colocando os seus vinhos brancos num “patamar de excelência até aqui inalcançado”.

“Trata-se de aprofundar e aprimorar as experiências que têm vindo a ser feitas na Quinta, de recuperar os velhos hábitos do Dão no que se refere ao estágio de vinhos brancos em velhos tonéis de carvalho”, explica Beatriz Cabral de Almeida, a nova enóloga da Quinta.

“Este primeiro reserva pode ser considerado uma sequência lógica, embora mais experiente e exigente, do Colheita Selecionada de 2004 (lançado em 2007) – também um branco marcado por um longo estágio em barrica que lhe conferiu uma complexidade aromática notável e se revelou uma agradável surpresa”.

A gama de vinhos brancos de Carvalhais fica agora mais completa, constituida pelo Duque de Viseu, Encruzado e culminando para já neste Reserva, “uma verdadeira nova pérola que a região do Dão e a Quinta exigiam”.

Para este néctar foram escolhidas as melhores uvas de Encruzado e Verdelho da Quinta, vindimadas para pequenas caixas de 20 quilos. “A vinificação e maturação foram processos extremamente cuidados, culminando com um estágio de cerca de 36 meses em barricas de 225 litros de carvalho francês e russo, com diferentes graus de utilização”. Depois, coube a Beatriz Cabral de Almeida seleccionar os vinhos que melhor se adaptaram para integrar o lote final.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *