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Produtos nacionais na cadeia chinesa City Shop

Por a 7 de Maio de 2014 as 12:28

A PortugalFoods, associação responsável pela inovação e internacionalização do sector agro-alimentar nacional, está a preparar a participação conjunta de seis empresas portuguesas no SIAL China 2014, sob a sua marca-chapéu.

O certame realiza-se entre 13 e 15 de Maio, no Shanghai New International Expo Centre, em Xangai, e vai reunir os maiores players asiáticos da indústria alimentar e de bebidas, entre os quais importadores e exportadores, retalhistas, profissionais de catering e membros do canal horeca.

Xangai é a capital económica da China e a cidade mais cosmopolita do país, com mais de 23 milhões de habitantes.

Na sua edição anterior, em 2013, o SIAL China contou com mais de 2.150 empresas participantes provenientes de cerca de 80 países e regiões, e mais de 41 mil visitantes.

As empresas nacionais que, sob o chapéu da PortugalFoods, marcarão presença neste certame asiático de 2014 são a Chocolame, a Conservas PortugalNorte, a Conserveira do Sul, a Dan Cake Portugal, a Du Bois de La Roche e a Nutrigreen.

No âmbito desta edição do SIAL China, a PortugalFoods, em parceria com a Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia – APTECE, organiza a ‘PortugalFoods by APTECE’, uma acção promocional da gastronomia portuguesa, que consiste em diversas sessões de culinária, nas quais se recorre apenas a produtos nacionais das empresas portuguesas presentes no evento.

A atividade portuguesa em território chinês não termina, contudo, por aqui. Paralelamente à participação nacional conjunta no SIAL China 2014, a PortugalFoods encontra-se a organizar, também na cidade de Xangai, o ‘PortugalFoods Festival’, uma acção promocional de produtos portugueses, que terá lugar entre 8 e 18 de Maio, em 10 lojas da cadeia de distribuição chinesa City Shop.

Envolvendo nove empresas nacionais, designadamente, a Conserveira do Sul e a Du Bois de La Roche, ambas presentes também no SIAL China 2014, a Cerealis, a Imperial, a Maçarico, a Ramirez, a Sumol+Compal, a Vieira de Castro e a Unicer, a presente iniciativa contempla produtos em destaque nas lojas da City Shop, sessões de culinária ao vivo, provas de degustação diversas e, ainda, uma forte campanha publicitária dedicada a Portugal e aos seus produtos.

A City Shop representa a cadeia de lojas em Xangai que mais produtos importados comercializa. Neste sentido, cerca de 80% dos seus 24 mil produtos são importados, revela a associação.

 

 

Com o principal objetivo de captar investimento para Portugal, a presença nacional na China representa mais um passo em direção ao reconhecimento à consolidação da imagem do agroalimentar português no exterior, concretamente naquele que é um dos mais influentes países do mundo e o mais populoso.

 

 

 

Para Ondina Afonso, diretora executiva da PortugalFoods, estas ações revelam-se fundamentais do ponto de vista estratégico, para que “o consumidor chinês retenha Portugal como um país que oferece produtos verdadeiramente diferenciadores e de elevada qualidade, e que vão ao encontro das mais recentes tendências de consumo”. Do ponto de vista operacional, é esperado que “as empresas portuguesas participantes tenham sucesso e que este se traduza, no caso do SIAL China, em inúmeros contactos de cadeias de distribuição chinesas e, no caso da ação promocional nas lojas da City shop, em vendas consideráveis”, destaca.

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