Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Comércio a retalho mantém subida homóloga em Março

Por a 6 de Maio de 2014 as 12:53

As vendas do comércio a retalho aumentaram, em Março, 0,9% na zona euro e 1,6% na União Europeia, face ao mesmo período de 2013, registando as duas zonas um crescimento de 0,3% relativamente a Fevereiro, segundo o Eurostat.

De acordo com o gabinete oficial de estatísticas comunitário, em relação a Março de 2013, este aumento entre os países da moeda única deve-se essencialmente às subidas de 1,9% nas vendas do sector não-alimentar, de 0,8% na venda de combustíveis e de 0,3% no sector alimentação, bebidas e tabaco.

Já ao nível da União Europeia, o aumento está relacionado com os crescimentos de 3,3% no sector não-alimentar e de 1,8% na venda de combustíveis.

Em termos homólogos, Portugal registou um crescimento de 1,1% nas vendas a retalho, um abrandamento quando comparado com os 1,5% observados em Fevereiro, enquanto na comparação com Fevereiro liderou a lista dos países com maiores descidas, com uma queda de 1,7%, seguindo-se a Áustria (-0,9%), a Alemanha, a Irlanda e a Eslovénia (-0,7% em cada).

A Roménia (13,4%), o Luxemburgo (12,1%) e a Hungria (8,4%) foram os países com aumentos mais relevantes em termos homólogos, enquanto em Malta (-2%), na Finlândia (-1,3%), na Eslovénia (-1,1%) e em Espanha (-0,6%) observaram-se as maiores descidas.

O aumento entre os 28 Estados-membros deveu-se à subida de 1% das vendas de combustível e de 0,7% no sector da alimentação, bebidas e tabaco.

Em relação ao mês anterior, Fevereiro, os aumentos mais significativos registaram-se na Estónia e na Letónia (2,8% em cada), em França (2,3%) e na Roménia (2,2%).

 

Com Lusa

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *