Distribuição Homepage Newsletter

Portugueses mantêm optimismo cauteloso

Por a 24 de Abril de 2014 as 10:51

Os consumidores portugueses começam lentamente a ter mais confiança na retoma da economia, embora os indicadores das expectativas económicas e de rendimentos continuem a manter um nível muito baixo, revela a sondagem do Consumer Climate Europe da GfK.

As expectativas económicas registam o melhor valor desde Outubro de 2009 (-2 pontos), encontrando-se quase em linha com a média plurianual de 0 pontos. No final do ano passado, o indicador registava um nível de -12,4 pontos; e há um ano registava -43,4 pontos.

Relativamente às expectativas de rendimentos, os europeus sentem-se mais optimistas no desempenho económico. O indicador manteve-se em -23 pontos, o mesmo valor que em Dezembro e recuperou face a Março de 2013 (-50,8 pontos).

Já a disposição para comprar continua a ser o pior indicador dos consumidores portugueses. Caiu para -33 pontos, para um nível de quase 6 pontos abaixo daquele registado no final do ano passado. Todavia, há 12 meses, a situação ainda era pior, com o indicador a atingir -44,7 pontos.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *