FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Vinho de Carcavelos a caminho do Reino Unido

Por a 16 de Abril de 2014 as 16:04

O Reino Unido marca o início da internacionalização do vinho generoso de Carcavelos, produzido pela Câmara Municipal de Oeiras, que participou recentemente numa prova de vinhos portugueses em Londres.

“O vinho de Carcavelos ainda está na memória de muitos estrangeiros, em particular na dos ingleses”, disse o enólogo Tiago Correia à agência Lusa.

O início da popularidade remonta ao século XIX, quando o Duque de Wellington, que comandou as tropas anglo-portuguesas contra as invasões napoleónicas, levou de Portugal o gosto pelo vinho da região de Lisboa.

De acordo com registos históricos, o vinho de Carcavelos chegou mesmo a ser o mais exportado para Inglaterra, superando o vinho do Porto.

A autarquia quer aproveitar esta ligação para começar a exportar parte da produção, que ascende actualmente aos 50 mil litros anuais, embora a quantidade em comercialização esteja reduzida a apenas dez por cento devido ao processo de envelhecimento.

Desde 2001, a Câmara Municipal de Oeiras já investiu 2,5 milhões de euros na reabilitação da propriedade que antes pertenceu ao Marquês de Pombal, antigo Conde de Oeiras, e onde funcionava a antiga Estação Agronómica Nacional (EAN), entretanto integrada no Instituto Nacional de Recursos Biológicos.

Actualmente, gere 12,5 hectares de vinha, metade do total dedicado à produção do Villa de Oeiras.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *