Distribuição Homepage Newsletter

Portugal exporta 40% da produção de frutas e legumes

Por a 16 de Abril de 2014 as 15:55

Quatro em cada dez frutas, legumes e flores produzidos em território nacional são exportados, revelou a associação Portugal Fresh.

O presidente da Portugal Fresh, Manuel Évora, sublinhou que o sector exporta 38% da produção e factura cerca de 2,6 mil milhões de euros.

Portugal será, em 2015, parceiro oficial da maior feira mundial do sector. “É um dia histórico para a agricultura portuguesa”, porque o nosso País vai estar em destaque num certame que ocupa 17 campos de futebol e recebe 65 mil visitantes de 141 países, sublinha Manuel Évora.

A ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, assinalou que o facto de Portugal conseguir ser parceiro da feira alemã no seu quinto ano de participação dará “oportunidade” para reforçar as acções de promoção e divulgação dos produtos nacionais e continuar a impulsionar o crescimento do sector.

Segundo a Portugal Fresh, as exportações de frutas e legumes cresceram 26% nos últimos três anos.

Assunção Cristas sublinhou que as frutas e legumes nacionais têm “margem de progressão” no mercado alemão, onde facturam cerca de 18 milhões de euros, mas acrescentou que o objectivo é diversificar os destinos.

“Estar em Berlim não é apenas olhar para o mercado alemão” ou europeu, afirmou, acrescentando que as exportações para o Brasil, por exemplo, atingem já os 40 milhões de euros anuais.

África do Sul, América Latina e Ásia, são algumas das regiões onde os produtores concentram as atenções, disse a ministra, acrescentando que está em curso um processo de acreditação “para abrir o mercado do Japão às cerejas”.

Com Lusa

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *