Distribuição Homepage Newsletter

OMC sobe previsões de crescimento do comércio mundial

Por a 16 de Abril de 2014 as 16:41

A Organização Mundial do Comércio (OMC) subiu as previsões de crescimento do comércio global para este ano e espera uma consolidação em 2015, segundo o Euronews.

A Organização considera que a retoma das grandes economias vai compensar os riscos dos países emergentes. Mas, é a Ásia que continua a sustentar o crescimento das trocas comerciais, com exportações e importações que deverão crescer 6,9% e 6,4%, respectivamente.

O comércio planetário deverá aumentar 4,7% este ano, mais do dobro do ano passado e duas décimas acima da estimativa de Setembro. Para 2015 prevê-se uma evolução de 5,3%, ou seja, o regresso ao crescimento médio dos últimos 20 anos.

Roberto Azevedo, director-geral da OMC, considera o crescimento deste ano “modesto”, devido à frágil e lenta retoma na Europa. E acrescenta: “O regresso a um crescimento positivo das trocas comerciais na União Europeia é uma contribuição importante para o crescimento do comércio mundial, já que a UE representa dois terços do comércio mundial”.

A OMC recorda que a desvalorização das divisas dos países emergentes, devido à política monetária dos Estados Unidos, pode impulsionar as exportações dos países desenvolvidos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *