Análise Data Center Newsletter

Importações sobem 7% no trimestre

Por a 9 de Abril de 2014 as 14:58

As exportações aumentaram 5,4% no trimestre terminado em Fevereiro, face ao período homólogo, e as importações subiram 7% no mesmo período, traduzindo um abrandamento do crescimento no caso das exportações, mas uma aceleração no caso das importações.

De acordo com os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações aumentaram 5,9% entre Novembro e Janeiro, em termos homólogos, abrandando o ritmo de crescimento para os 5,4% no trimestre até Fevereiro.

Já as importações aumentaram 6,1% no trimestre até Janeiro, acelerando este crescimento no período entre Dezembro e Fevereiro, para os 7%.

O comportamento das exportações ficou a dever-se sobretudo ao comércio dentro da União Europeia (UE), que registou uma variação positiva em quase todos os produtos, destacando-se os veículos e outro material de transportes, os plásticos e borrachas e o vestuário.

No caso das importações, o seu aumento também se deveu ao comércio com outros países da UE, uma vez que o comércio com países fora do espaço europeu diminuiu.

A taxa de cobertura situou-se em 80,7%, o que corresponde a um decréscimo de 1,2 pontos percentuais entre Dezembro de 2013 e Fevereiro de 2014 e face ao período homólogo.

Considerando apenas Fevereiro e comparando com o mesmo mês de 2013, as exportações aumentaram 4,7% e as importações subiram 5%.

No entanto, comparando Fevereiro com Janeiro, as exportações diminuíram 2,6% e as importações caíram 5,4%, quedas que o INE explica com a paragem geral programada para a manutenção da refinaria de Sines em Março.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *