Distribuição Homepage Newsletter

Consumidores voltam a escrutinar Marcas da Distribuição

Por a 9 de Janeiro de 2014 as 15:15

A segunda edição da iniciativa “Selecção – A Nova Escolha do Consumidor” vai abranger produtos de Marcas da Distribuição (MdD) do sector de jardinagem, bricolage e Do-It-Yourself (DIY).

Os produtos candidatos à certificação vão ser alvo de testes cegos, sem referência a marcas, por consumidores anónimos em situação real de utilização, o que significa que os consumidores vão testar e avaliar a eficácia dos produtos nas suas próprias casas ou em local adaptado à utilização do produto em causa.

A certificação “Selecção” é exclusiva para produtos MdD de hipermercados, supermercados, hard discount, grossistas, pequeno retalho e, agora, de empresas de venda de artigos de bricolage e jardinagem.

A amostra de consumidores é recrutada pelo laboratório de análise sensorial e segue critérios de avaliação rigorosos. Além da satisfação global, são avaliados a eficácia, simplicidade de uso e aspectos sensoriais (design, cheiro, textura e ergonomia) dos produtos.

A atribuição do selo “Selecção” implica uma classificação mínima de 7 em 10 valores, seguindo as normas ISO fixadas internacionalmente.

“Com o êxito da primeira edição, não só ao nível da adesão das insígnias como dos resultados que os seus produtos obtiveram nos testes cegos, considerámos que fazia sentido alargar o conceito ao sector da Jardinagem e Bricolage. Trata-se de um sector que está a sofrer menos com a crise, uma vez que os consumidores estão a optar pelo ‘faça você mesmo’, em vez de contratar terceiros. Todos os estudos apontam no sentido de que, a maioria de nós consumidores, toma a decisão de compra na frente da prateleira, então há que criar competências distintivas, e a maior de todas é a certificação, acompanhada e identificada pelo logo respectivo”.

A certificação “Selecção Jardim & Bricolage”, junta-se à restante família de certificações Selecção – “Sabor”, “Beleza” e “Limpeza” – que na primeira edição avaliou mais de 150 referências (gamas) e certificou 31 produtos/gamas MdD de empresas como a Auchan, Dia-Minipreço, Intermarché e Lidl, entre outros.

Os produtos distinguidos pelos consumidores podem utilizar o selo Selecção respectivo em toda a sua comunicação durante 12 meses.

O conceito “Certificação Selecção” foi criado em Portugal e está actualmente a ser desenvolvido no Brasil, Alemanha e Itália.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *