FMCG Homepage Marcas Newsletter

Engarrafador ibérico da Coca-Cola encerra 4 fábricas

Por a 10 de Dezembro de 2013 as 15:11

A Coca-Cola Iberian Partners, o engarrafador ibérico criado este ano, vai fechar quatro das suas 11 unidades em Espanha num processo que afectará 1.200 pessoas, cerca de 20% do total, anunciaram fontes sindicais.

Esta informação foi comunicada numa reunião mantida com representantes sindicais durante a qual a direcção da empresa explicou que a reestruturação deverá começar a partir de Janeiro.

Fonte oficial da empresa confirmou à Lusa que o processo não afectará quaisquer das unidades em Portugal.

Inicialmente, a empresa tinha estimado que depois do processo de fusão dos vários engarrafadores ibéricos, se procederia a uma reestruturação que afectaria cerca de 500 trabalhadores.

A empresa ainda não divulgou quais as quatro unidades a fechar, explicando que nas restantes sete a produção e o número de trabalhadores serão aumentados.

Com este processo de reestruturação, o engarrafador ibérico pretende criar uma empresa “mais ágil, eficaz e competitiva”, evitando duplicar operações e ineficácias que prejudiquem o futuro do projecto empresarial.

A empresa garantiu aos sindicatos que pretende encontrar soluções para os cerca de 1.200 trabalhadores afectados, o que inclui mobilidade interna, pré-reformas ou saídas por mútuo acordo.

Trata-se, explicou a direcção, de manter “o mais absoluto respeito pelos trabalhadores” com os quais deverá ser mantido um “diálogo permanente” para encontrar uma solução.

No âmbito da reorganização interna, segundo as mesmas fontes sindicais, a empresa terá cinco grandes centros de actividade em Espanha, mantendo grande parte das delegações territoriais e distribuindo, por cinco cidades, áreas de apoio como a financeira, jurídica, de comunicação ou recursos humanos.

O serviço de atenção ao cliente será centralizado em Madrid, Barcelona e Sevilha.

O grupo engarrafador foi criado em Fevereiro, fruto da fusão da Casbega, Cobega, Colebega, Rendelsur, Begano, Norbega e Asturbega.

Com a assinatura, a 1 de Março, da concessão da Coca-Cola para os próximos 10 anos, o novo grupo tornou-se na principal indústria agro-alimentar de Espanha, com uma facturação de mais de três mil milhões de euros, à frente de empresas como a Nestlé.

Esta integração, aprovada pelas autoridades da concorrência espanhola e portuguesa, permite, segundo o presidente da Coca-Cola, Muhtar Kent, uma “maior eficiência e eficácia no cumprimento das necessidades do consumidor”.

A operação inclui a transferência para a nova empresa de todos os activos relacionados com o engarrafamento e comercialização da Coca-Cola em Portugal, Espanha e Andorra.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *