FMCG Homepage Marcas Newsletter

Governo vai aumentar áreas para aquicultura

Por a 21 de Outubro de 2013 as 16:38

O Governo vai aumentar a área de exploração para aquacultura.

“Entre 24 de Agosto e 30 de Setembro deram entrada para a zona do Algarve 13 novas candidaturas para fundos comunitários do Promar, com o total de 18 milhões de euros de investimento previsto”, disse Assunção Cristas, ministra da Agricultura.

“Existem neste momento várias áreas disponíveis para explorações de aquacultura na região, mas o objectivo é também replicar o caso do Algarve e alargar as explorações”.

De acordo com a governante, “a ideia é ter projectos chave na mão, muito simples, em que os investidores nacionais e os estrangeiros possam chegar e saber que têm acesso a uma área que está concessionada para este efeito e que já tem todo o licenciamento associado à própria actividade”.

“Estas áreas, antes de serem colocadas no mercado à concessão, são também vistas e escrutinadas do ponto de vista ambiental, de maneira a que o licenciamento ambiental fica integrado quando as áreas são disponibilizadas”, explicou.

Assunção Cristas acrescentou que o Governo “tem procurado dar todo o apoio ao sector da aquacultura” e indicou que no Orçamento de Estado para 2014 estão as verbas necessárias para a contrapartida nacional para os fundos comunitários.

“É um sector que está a dar ainda passos iniciais, mas já com muita consistência. Um sector exportador com grande potencial de crescimento e é muito por aqui que a dinâmica do nosso mar se pode fazer, dando mais riqueza ao País”, observou.

Assunção Cristas disse ainda que, segundo os empresários do sector, existe um grande mercado para a produção de mexilhão e também de ostras que “é uma hipótese a desenvolver”.

 

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *