Distribuição Homepage Newsletter

Portugueses são os europeus que se consideram mais afectados pela crise

Por a 18 de Setembro de 2013 as 16:37

Portugal é o país europeu onde a população se considera mais afectada pela crise económica, indica a 12.ª edição do inquérito internacional “Transatlantic Trends 2013”, hoje divulgado, e que analisa 11 Estados-membros da União Europeia (UE).

À pergunta: foram pessoalmente afectados pela crise económica?, 90% dos portugueses respondeu afirmativamente, a percentagem mais elevada entre os europeus entrevistados, contra 65% no conjunto dos países europeus abrangidos pelo estudo e 75% dos norte-americanos.

Um total de 70% dos inquiridos portugueses desaprova a forma como o Governo tem gerido a crise económica.

O estudo, realizado todos os anos, analisa três temáticas principais: Relações transatlânticas e perspectivas globais, Crise económica, Europa e comércio e Segurança Transatlântica.

Metade dos europeus (49%) desaprova a forma como a União Europeia (UE) tem gerido a crise económica, contra 43% a favor. Em Portugal, 55% contestam a liderança da UE, com 41% de opiniões favoráveis.

O relatório destaca que, desde 2010, mais do que duplicou a percentagem de inquiridos que considera negativo ser membro da UE (de 20% para 42%), registando-se actualmente em Portugal, Itália ou Espanha percentagens muito próximas das provenientes do tradicionalmente “euro-céptico” Reino Unido.

Assim, 66% por cento mantêm uma opinião favorável ou algo favorável face à UE, com a aprovação em Portugal a situar-se nos 56%, desceu 25 pontos percentuais desde 2009.

Em média, e apesar de os números variarem de forma significativa entre os países, regista-se ainda um aumento da confiança dos europeus entrevistados na liderança da chanceler alemã Angela Merkel.

Em relação ao euro, 60% dos entrevistados europeus diz que o uso da moeda única tem sido mau (33% de opiniões favoráveis). 65% dos portugueses consideram que o euro prejudica a economia nacional (55% em 2012).

FICHA TÉCNICA

A “Transatlantic Trends 2013” é uma sondagem anual de opinião pública, conduzida pelo German Marshall Fund of the United States (GMF) e pela Compagnia di San Paolo (Turim, Itália). Foi conduzida em Junho de 2013 pela “TNS Opinion” nos Estados Unidos, Turquia e em 11 Estados-membro da União Europeia: Alemanha, Eslováquia, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia e Suécia

Com LUSA

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *