Distribuição Homepage Newsletter

Códigos de barras inteligentes para aparelhos móveis

Por a 4 de Junho de 2013 as 17:35

A GS1 e a Open Mobile Alliance (OMA) estão a colaborar para assegurar que os mecanismos de leitura dos códigos de barras passam a ser incorporados directamente nos aparelhos e dispositivos móveis.

“Os consumidores vão beneficiar de toda uma nova geração de aplicações mais intuitivas. Os consumidores estão a utilizar os seus dispositivos móveis cada vez mais para procurar e adquirir os produtos. Esta especificação vai permitir a mais consumidores o acesso a informação exacta e fiável sobre produtos, ajudando-os no seu quotidiano”, assegura John Phillips, SVP Customer Supply Chain and Logistics da PepsiCo.

Esta inovação permitirá aos developers de aplicações móveis ler (scan) e aceder a conteúdos seguros e fiáveis.

“Os dados móveis estão a crescer exponencialmente e a leitura dos códigos de barras afigura-se como um elemento-chave no acesso dos consumidores a esses dados e no seu envolvimento com os detentores dessa informação. Actualmente, a indústria funciona num ecossistema de códigos de barras fragmentado e com soluções não-normalizadas. Esta funcionalidade vai permitir à indústria do m-Commerce e mobile advertising inovação no desenvolvimento de aplicações, permitindo que as empresas desenvolvam aplicações interoperacionais e escaláveis”, comenta, por sua vez, Bryan Sullivan, Vice-Presidente da OMA.

A GS1, a maior organização de Standards para cadeias de valor, gere um sistema de códigos de barras utilizado por 2 milhões de empresas em milhares de milhões de produtos em todo o Mundo. A OMA, organização dos Standards mobile, é reconhecida por uma série abrangente de interfaces (APIs) específicos e de programação, que asseguram os serviços móveis – incluindo o OMA DM (Device Management), instalado em mais de 1,4 milhares de milhões de dispositivos. As duas organizações colaboram desde 2011.

Mais funcionalidades

A GS1 e a OMA estão a desenvolver uma nova especificação baseada nos Standards utilizados por ambas as organizações, que vai permitir aos fabricantes de dispositivos móveis construir os seus aparelhos com as seguintes funcionalidades de leitura de códigos de barras: Leitura universal de códigos de barras normalizados; Capacidade instalada (built-in) de leitura, acessível manualmente aos utilizados, através da câmara e também de aplicações graças a uma Web API; Acesso inteligente de códigos de barras a conteúdos fiáveis, providenciados pelos detentores da informação; e apoio para a análise de dados pelos utilizadores, incluindo localização numa base de opção de inclusão (opt-in).

Para os developers, esta especificação vai simplificar e acelerar a entrada em produtivo de aplicações que utilizam a leitura de códigos ao providenciar “uma mais fiável e consistente experiência para o utilizador e redução no tempo de entrada em produtivo, graças à menor complexidade e custos de desenvolvimento.

As duas organizações pretendem lançar esta nova especificação em 2014.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *