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Sistema que mede impacto da publicidade criado em Braga

Por a 1 de Fevereiro de 2013 as 15:59

Um grupo de alunos e ex-alunos da Universidade do Minho (UMinho) criou um sistema que capta as reacções do público à publicidade, apostando agora na sua comercialização em quase duas dezenas de países, divulgou aquela academia à Lusa.

O sistema “pode vir a revolucionar” a medição e eficácia das campanhas a nível mundial, inclusive antes de serem lançadas.

O sistema consiste na colocação, junto ao anúncio, de uma câmara com software inteligente, que detecta a face humana e identifica o género, a faixa etária, o tempo de atenção e o estado de espírito da pessoa (grau de felicidade, tristeza, surpresa ou irritação).

“As reacções dos cidadãos são enviadas em tempo real para o anunciante, que, através de um simples tablet ou computador, pode cruzá-las para gerar relatórios”, explica à Lusa Daniel Sousa, um dos responsáveis pelo projecto.

Acrescenta que a privacidade dos consumidores está assegurada, uma vez que os vídeos e imagens não são guardados no sistema, só as estatísticas.

O projecto chama-se Retail Analytics e foi desenvolvido na jovem empresa Q-Better, de Braga, com a colaboração dos departamentos de Economia e Electrónica Industrial da UMinho.

Resulta de três anos de investigação e surgiu para substituir a medição tradicional, “obsoleta, falível e cara”, nas áreas de retalho e outlet.

O projecto permite ainda programar publicidade para públicos específicos, sendo os conteúdos lançados automaticamente consoante as pessoas que olhem para o ecrã.

“É incomparável ter este sistema informático rigoroso e em tempo real ou ter alguém um dia inteiro a apontar num bloco quantas pessoas entram na loja e a que grupo etário e demográfico é que pertencem”, sublinha Daniel Sousa.

A empresa ambiciona “ter um dos melhores softwares mundiais, ou mesmo o melhor, nos quiosques multimédia”, integrando as mais diversas soluções numa só.

Por isso, as parcerias com a UMinho e a aposta na investigação, que vale 20% do orçamento, “são para continuar”.

A Q-Better pretende comercializar o sistema Retail Analytics nos 17 países onde actua, entre os quais Reino Unido, Singapura, Alemanha, Estados Unidos, Marrocos e Ucrânia. Entre os clientes, saltam à vista Pfizer, Continental, universidades de Oxford e Cambridge, Banco de Sangue da Irlanda ou aeroporto de Manchester.

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