Distribuição Homepage Newsletter

Carne de cavalo em hambúrgueres de vaca à venda no Lidl, Aldi e Tesco

Por a 17 de Janeiro de 2013 as 20:07

As autoridades sanitárias irlandesas detectaram vestígios de carne de cavalo em hambúrgueres de vaca vendidos em cinco cadeias de supermercados com presença na Irlanda e no Reino Unido, como a Tesco, a Aldi e o Lidl.

As primeiras suspeitas, dá conta a Efe, indicam que a matéria-prima na origem dos hambúrgueres é provenientes da Holanda e de Espanha.

Raymond Ellard, director do departamento de protecção do cliente da FSAI, assegurou que até ao momento não há provas que demonstrem que a contaminação seja intencional ou que faça parte de um plano desenhado para substituir carne de vaca pela de cavalo.

O Ministério da Agricultura espanhol já veio a terreiro anunciar que a produção e venda de carne de cavalo em Espanha é legal e não é de admirar que possa ser encontrada noutros países, porque o sector exporta uma grande parte da produção.

O estudo da FSAI analisou 27 amostras de hambúrgueres congelados, com caducidade até Março de 2014, e determinou que 73% continha ADN de cavalo e 86% de porco.

Segundo o documento, das 10 amostras positivas, nove continha 0,1% de carne de cavalo. Numa amostra dos supermercados britânicos Tesco o nível chegou aos 29,1%.

Ainda de acordo com a mesma fonte, os produtos contaminados foram elaborados em duas fábricas de alimentação na Irlanda e uma localizada no Reino Unido.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *