Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Agro-indústria vai ter acesso à Linha PME Crescimento

Por a 16 de Outubro de 2012 as 12:50

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, anunciou que as empresas do sector agro-industrial e agrícolas vão poder passar a candidatar-se à linha PME Crescimento, estando “a ser fechados aspectos de detalhe” para que esta possibilidade se concretize.

 

O presidente da Caixa de Crédito, João Costa Pinto, disse que a taxa de juro aplicada nestes empréstimos “não está definida à partida”, mas garantiu condições mais favoráveis aos agricultores, como bonificações que podem ir até 50% e uma “apreciação expedita” dos pedidos.

A Linha PME Crescimento foi criada depois da tomada de posse do Governo, com uma dotação de 1.500 milhões de euros.

Via Verde para financiamento

Os agricultores também vão ter acesso a uma nova linha de crédito, de 150 milhões de euros, através da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo.

Após a assinatura do protocolo entre o ministério da Agricultura e aquela entidade bancária, decorrida em Lisboa, a governante assinalou que neste momento o principal problema dos agricultores é o financiamento e que tem encontrado em todo o País agricultores que querem executar projectos aprovados e não têm meios para o fazer.

O objectivo desta linha, prosseguiu a governante com a pasta da Agricultura, “é garantir o acesso mais célere e mais privilegiado” a estes agricultores, criando “uma via verde” para projectos que já passaram pelo crivo da administração pública e foram aprovados no âmbito do PRODER.

Assunção Cristas adiantou que o objectivo é abrir este tipo de protocolos a todos os bancos interessados.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *