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Marktest TGI: Marcas líderes no sector do leite

Por a 24 de Setembro de 2012 as 16:06

O leite, alimento acessível a todos, é uma fonte de excelência na ingestão de proteínas, cálcio, vitaminas e outros nutrientes. Quente ou frio, com ou sem açúcar, chocolate, café, gordo, meio gordo ou magro, vitaminado ou de soja, o leite é unanimemente considerado como um dos alimentos mais saudáveis.

Mas será que os portugueses têm vindo a alterar os seus hábitos de consumo de leite?

7.331.000 portugueses com 15+ anos consumiram leite no último ano (88.3%). A análise de tendências TGI revela porém uma ligeira quebra ao nível do consumo global deste bem alimentar (TGI 2012 – 88.2% | TGI 2011 – 90%). Mas é junto do leite com chocolate que se observam as maiores quebras (TGI 2012 – 25.2% | TGI 2011 – 34.1%) quando analisados os últimos dois anos.

De salientar que o leite com chocolate foi um dos bens alimentares que viram o seu IVA revisto este ano para 23% podendo esta medida estar na origem da quebra registada já que até então não se tinham verificado quebras quando analisadas as vagas TGI 2008 a TGI 2011.

No entanto, os dados TGI 2012 revelam também que a maioria dos consumidores de leite são consumidores regulares do produto (97.4% consumiram leite no último mês) e cerca de 2/3 bebe mais de dois litros por semana (65.1%). O leite UHT meio gordo (76.5%) é o preferido, seguindo-se o leite UHT magro (33.1%) e o leite pasteurizado do dia (16.7%). Já o leite de soja é consumido por 8.4% dos consumidores de leite.

Apesar do crescimento das MdD (Marca da Distribuição), ao qual o sector do leite não é alheio, verifica-se que os portugueses continuam a privilegiar as marcas de fabricante. A Mimosa (44.4%) continua a ser a marca mais consumida, seguida da Agros (29.4%). A MdD Continente (21.6%) surge como a terceira marca mais consumida tendo inclusivamente registado uma subida de 4.3 p.p. algo que não se verifica no consumo da própria categoria.

Se, por um lado, 63.7% dos consumidores de leite refere que quando encontra uma marca que gosta tende a ser fiel, 58.8% refere também que pode comprar uma marca que habitualmente não compra se esta estiver em promoção.

72.1% destes consumidores revelam ainda que comparam preços para aproveitar as ofertas especiais e cerca de 1/3 compram as suas marcas preferidas quando estas estão em promoção, mesmo que não lhes estejam a fazer falta.

 

Fonte: Marktest TGI2012

Analise Indivíduos 15+ Portugal Continental

 

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