Análise Data Center Destaque FMCG Homepage Marcas Newsletter

Marktest TGI2012: Maioria dos consumidores de sumos de fruta estão convencidos que marcas de distribuição são produzidas pelos grandes fabricantes

Por a 23 de Julho de 2012 as 15:27

As medidas de austeridade aplicadas em diferentes mercados europeus, como o português, o aumento do desemprego e do IVA geram nos consumidores um clima de instabilidade e a consequente retracção do consumo.

 

Mas estão os portugueses a retrair o consumo de igual forma para todas as categorias de produto?

Terão as alterações ao IVA praticado em determinados produtos, como, por exemplo, os sumos, que até ao início deste ano tinham um IVA de 6% e viram o mesmo aumentar para 23%, alterado os hábitos de consumo dos portugueses?

Tomemos como exemplo o sector das Bebidas Não Alcoólicas e a categoria Sumos de Fruta e Vegetais:

– 4.309.000 de portugueses com 15+ anos consumiram sumos de fruta e/ou vegetais nos últimos 12 meses (51.8%). No entanto, a análise de tendências TGI revela uma quebra 4.5 pontos percentuais (p.p.) ao nível do consumo (TGI 2012 – 51.8% | TGI 2011 – 56.4%).

– A marca Compal continua a ser marca mais consumida pelos portugueses liderando o consumo de sumos de frutas e vegetais, com as referências Compal Clássico (43.8%) e Compal Light (23.2%)

– A MDD Continente (22.8%) surge como a terceira marca mais referida tendo inclusivamente registado uma subida de 5.3 p.p. algo que não se verifica no consumo da própria categoria

– Se, por um lado, 18.1% considera que as marcas de fabricante são melhores que as das suas rivais MdD (Marca da Distribuição), 58.6% dos portugueses estão convencidos que as marcas de distribuição são produzidas pelos grandes fabricantes
– Esta percepção, a par do factor preço, pode ter contribuído para que as marcas de distribuição tenham vindo ao longo destes últimos anos a ganhar terreno às marcas, liderando hoje diversas categorias de produtos alimentares e de bebidas.

 

E qual impacto da austeridade no CONSUMO?

Fonte: “Target Group Index, © Marktest TGI2012

Analise Indivíduos 15+ Portugal Continental

O conhecimento em detalhe dos estilos de vida dos consumidores permitirá às empresas definir estratégias orientadas para os diferentes segmentos e mercados. O TGI presente em Portugal desde 2008, conta com cinco vagas no mercado português, analisando tendência de consumo para mais de 260 categorias de produto.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *