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Análise Kantar: Gregos fora da Crise nos Iogurtes

Por a 6 de Julho de 2012 as 13:07
grego

De acordo com o painel de lares da Kantar Worldpanel, todos os indicadores da categoria de “iogurtes e sobremesas lácteas”, com excepção do preço médio, tiveram um decréscimo no YTD P05 12 2012 (período que decorre entre 29 de Janeiro de 2012 e 20 de Maio de 2012).

 

Com efeito, “iogurtes e sobremesas” tiveram uma redução de 5.9% em valor e de 8.1% em volume, como resultado da redução do número de vezes que os lares portugueses compraram esta categoria.

Quase todos os segmentos de “iogurtes e sobremesas” tiveram quebras significativas em volume no período em análise, com a excepção de “bifidus sólidos“, que cresceram 23% e “normais sólidos”, com um crescimento mais anémico de 2.3%, mas ainda assim em contra-ciclo com a maioria dos segmentos e com a própria categoria.

Destacam-se pela negativa segmentos como “vidro”, com um decrescimento em volume de 32.6% e “queijinhos”, “duplos” e “L. Casei”, com quebras na ordem dos 20%, mas também “redução de colesterol”, “sobremesas” e “normais líquidos”, com um decrescimento acima dos 15%. (Ver gráfico Nº1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O crescimento dos dois segmentos referidos em cima permitiu que reforçassem o seu peso em volume, com “normais sólidos” a reiterarem a sua liderança em “iogurtes e sobremesas”, subindo de 33.8% em 2011, para 37.6%, no período em análise de 2012. Já “bifidus sólidos”, embora com muito menos peso em volume, conseguiram crescer 1.3 pp (pontos percentuais), atingindo os 5.1% de peso em volume. “Normais líquidos” são a segunda categoria com mais peso para “iogurtes e sobremesas lácteas”, atingindo os 23.8%, ainda que tenha perdido 3.2 pp face ao mesmo período de 2012. (Ver gráfico Nº2)

 

Gráfico 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gregos crescem 136% em volume

Analisando o segmento que mais cresceu em “iogurtes e sobremesas lácteas” (“bifidus sólidos”), verifica-se que o sub-segmento de “bifidus sólidos normais” foi o que mais contribuiu para este desempenho positivo, crescendo 28.6% em volume. Aliás, isso reflectiu-se no ganho de quota de mercado, que passou de 64.9%, em 2011, para 76% no período em análise de 2012, enquanto “bifidus sólidos magros” perdeu quota (Ver gráfico Nº3), em resultado da sua queda em volume de 5.6%.

Gráfico 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como se disse anteriormente, “normais sólidos” também cresceu no período em análise e muito graças ao sub-segmento “gregos” em crescimento (136% em volume), aumentando também a sua base de lares compradores, quantidade comprada por acto e frequência de compra. Em termos de MDD (Marcas da Distribuição) versus Marcas de Fabricantes, o lançamento de novas MDD de Iogurtes “gregos” provocaram alterações no panorama. Ou seja, em 2011 as MDD representavam 41.1% deste sub-segmento em volume e em 2012 passaram a ter um peso de 48.7%, aproximando-se bastante das marcas de fabricantes, que ainda assim lideram com 51.7% de quota.

Produtos mais básicos

A opção dos lares portugueses por segmentos “normais”, revela uma tendência dos lares compradores para comprarem produtos mais básicos e não tão sofisticados, tendência que já vem acontecendo de há dois anos a esta parte.

Regressando ao total de “iogurtes e sobremesas lácteas”, as Marcas da Distribuição continuaram a crescer face ao mesmo período de 2011, ganharam 4.3 pp (pontos percentuais) em volume, situando a sua quota de mercado no período em análise de 58.8% (Ver gráfico Nº3)

Ainda tendo como base o total de “iogurtes e sobremesas” e analisando a importância que cada insígnia tem para a categoria, verifica-se que o Continente é aquela que tem mais peso em volume, com 35.5% de quota, seguida do Pingo Doce, com um peso em volume de 18.2%. Minipreço e Lidl, com pesos muito semelhantes representam 13.5% e 11.5% em volume, respectivamente.

 

 

Ficha Técnica:

Análise Kantar Worlpanel

Período em análise: YTD P05 12 (entre 29 de Janeiro de 2012 e 20 de Maio de 2012)

Iogurtes e sobremesas lácteas: normais sólidos, normais líquidos, magros sólidos, magros líquidos, bifidus sólidos, bifidus líquidos, soja, infantis/bebés, redução colesterol, L. Casei, sobremesas, duplos, queijinhos e vidro.

Bifidus sólidos: normais e magros

Normais sólidos: aroma, natural, polpa, pedaços, gregos, cremosos e cereais

 

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