Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Distribuição encerra 37 lojas entre Janeiro de 2011 e Março de 2012

Por a 4 de Julho de 2012 as 10:26

A distribuição moderna encerrou 37 lojas Janeiro de 2011 a Março de 2012. Destas, 21 estabelecimentos operavam no retalho não alimentar e 16 no retalho alimentar, segundo a APED (Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição).

 

O AKI de Coimbra e o Jumbo de Santarém, constituem alguns exemplos de grande superfícies que encerraram portas recentemente.

Citando o exemplo daquelas duas lojas, o Hipersuper perguntou ao Conselho dos Notáveis, profissionais com provas dadas nos mercados da produção e distribuição, se acreditavam que este ano ainda iriam encerrar mais grandes superfícies? A grande maioria dos Notáveis  considera que sim.

Estes encerramentos contribuíram para a quebra de emprego registada em 2011:  menos 6.593 postos de trabalho, 4.222 dos quais na área alimentar e 2.371 na área não alimentar.

Para Ana Isabel Trigo Morais, diretora-geral da APED, “o sector da Distribuição em Portugal atravessa uma grave crise que resulta de uma forte quebra do poder de compra dos consumidores, gerada pelas medidas de austeridade. O consumo em Portugal sofreu alterações profundas e está em queda livre.

As maiores reduções registaram-se no mercado não alimentar, com descidas acima de 20% em vários segmentos, de acordo com o Barómetro de Vendas APED do primeiro trimestre de 2012.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *