90% das empresas revolucionou negócio para superar crise
Mais de 90% das grandes organizações portuguesas já desenvolveu ou está a desenvolver processos de transformação do negócio para reduzir custos e aumentar a competitividade.
Esta é a principal conclusão do estudo IDC sobre a “Transformação do negócio nas organizações portuguesas”. O inquérito foi aplicado às 300 maiores organizações portuguesas, públicas e privadas.
Para contornar a crise económica, as empresas estão a apostar na redução de custos, inovação em produtos e serviços, inovação em processos de negócio e na expansão para novas áreas geográficas.
A maioria das empresas justifica a mudança com as adversas condições económicas que o País atravessa, em paralelo, com a alteração das necessidades regulamentares, das necessidades dos clientes e do aumento da concorrência no mercado doméstico.
Para uma mudança eficaz a maioria das empresas inquiridas considera fundamental a análise de quando e como implementar alterações a sistemas e processos. As principais dificuldades apontadas para a transformação do negócio são a escassez de recursos humanos para implementar a mudança, a inexistência de coordenação entre funções e o processo burocrático de decisão.
TIC para transformar negócio
60% dos empresários portugueses considera que as tecnologias de informação têm um papel crucial para as organizações avançarem com um processo de transformação e 79% afirma que estas são vitais para o negócio.
Do número total de inquiridos, 94% afirma que o maior benefício da utilização de ferramentas tecnológicas está no alinhamento de projectos e actividades com os objectivos de negócio, sendo o principal obstáculo, a percepção desta utilização como uma sobrecarga de trabalho (64%).