Marcas próprias aproximam preços das marcas de fabricante
Apesar de continuarem a ser mais baratas em todas as categorias dos bens de consumo, as Marcas da Distribuição (MdD) subiram mais os preços no trimestre do que as marcas de fabricante.
A conclusão da análise da Kantar Worldpanel, que escrutina o consumo no primeiro trimestre do ano, revela que o preço médio das MdD cresceu 7,5%
(enquanto o preço médio do total dos bens de consumo aumentou 5,8%).
“As marcas da distribuição reduziram, em média, em 4 pontos percentuais a diferença de preço face às marcas de fabricante na generalidade dos produtos”, explica ao Hipersuper Paulo Caldeira, director de marketing da Kantar. A redução é “mais forte” nos produtos lácteos.
No entanto, ressalva Paulo Caldeira, as marcas da distribuição ficaram mais baratas nas áreas de DPH (Drogaria e Higiene Pessoal) e mercearias, em relação às marca de fabricante.
A análise da Kantar revela ainda a redução da diferença de preço entre as marcas da distribuição e de fabricante atingiu 60% das categorias e que, nas categorias com redução, 80% são das áreas de alimentação de bebidas.
Apesar de terem aumentado o preço médio em 7,5%, as MdD cresceram 1,7% em volume e 9,3% em valor. As marcas da distribuição pesam 38,6% no total do FMCG (bens de consumo rápido).