FMCG Homepage Marcas Newsletter

Publicidade online potencia vendas de bens de consumo embalados

Por a 29 de Maio de 2012 as 14:57

Um recente estudo da Nielsen Catalina Solutions, uma joint-venture entre a Nielsen e a Catalina Marketing, conclui que as marcas bens de consumo embalados geraram aumentos de vendas de quase três dólares (cerca de 2,4 euros) por cada dólar investido em publicidade online direccionada a um target específico.

O estudo, que analisou o universo de 300 marcas e 80 companhias, revela que a proporção de vendas conseguidas versus o valor investido em publicidade – numa relação de custo por mil – baseado em número de vendas actuais atingiu uma média de 2,97 dólares.

Os responsáveis pelo estudo admitem, no entanto, que as companhias da indústria de bens de consumo embalados, uma das categorias mais valiosas no universo da publicidade, ainda subvalorizam e estão sub-representadas na Internet e não a consideram no seu mix de investimento em media.

Segundo mostra o estudo, os marketeers da indústria de bens de consumo embalados gastaram mais de 22 mil milhões de dólares em publicidade, em 2011, incluindo 2 a 3 mil milhões de dólares em meios online, salientando que “estas conclusões revelam uma oportunidade para os profissionais da publicidade aumentarem as suas vendas”.

Ao monitorizar o retorno por dólar investido por segmento, o destaque vai para a categoria pet com 5,29 dólares, contra os 3,17 dólares nas bebidas e os 2,73 dólares dos produtos de saúde e beleza.

“A capacidade dos marketeers em chegarem ao segmento de consumidor desejado no meio mais apropriado com base na análise do shopper está a alterar o modo como se compra e vende publicidade”, referem os responsáveis do estudo. “Não só podemos provar que a publicidade online aumenta vendas, como o retorno dos gastos são significativos quando a análise por comprador é utilizada para optimizar a compra de publicidade”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *