Bens de Grande Consumo perdem facturação
De acordo com os últimos dados do Scan Trends da Nielsen, os Bens de Grande Consumo (BGC) perderam facturação no período de 26 de Março a 22 de Abril, correspondente à quadrisemana 13 a 16 do ano 2012.
Segundo apuram os dados da consultora, as Marcas de Fabricante (MdF) decresceram a facturação em 5,3%, enquanto as Marcas da Distribuição+Primeiros Preços (MdD+PP) cresceram +5,9%.
Em resumo, a Alimentação tem vindo a registar um desaceleração, vendendo praticamente o mesmo que no ano passado, verificando-se um crescimento de somente 0,5% face ao mesmo período de 2011.
Nesta categoria, as MdD+PP cresceram 7,1%, enquanto as MdF perderam vendas em valor (-3,7%).
Nas Bebidas, categoria que estava a registar uma tendência de recuperação, a consultora destaca um decréscimo de 5,1% no período em análise, apontando as temperaturas baixas verificadas na Páscoa como uma contribuição para esta performance negativa.
Os fabricantes de bebidas registaram uma performance particularmente negativa, ao cair 8,8%, enquanto as MdD+PP tiveram comportamento inverso (+10,4%).
Na categoria Higiene do Lar, a quebra global continua a verificar-se, com as MdF a decrescer 7,2% e as MdD+PP a perderem 5,6%.
Finalmente, na Higiene Pessoal a Nielsen indica uma quebra das MdF de 5,7% para a quadrisemana em análise, enquanto as MdD+PP evoluíram positivamente (+2,8%).
Veja os quadros principais do Scan Trends da Nielsen relativamente à quadrisemana 13 a 16 (de 26 de Março a 22 de Abril de 2012):