FMCG Homepage Marcas Newsletter

Católica Porto reduz desperdícios em culturas tropicais

Por a 25 de Maio de 2012 as 16:10

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto recebeu financiamento europeu para desenvolver, durante três anos, uma investigação que visa incrementar a eficiência da produção de mandioca e inhame.

 

Os alimentos são vitais para mais de 700 milhões de habitantes dos países em desenvolvimento, incluindo alguns de expressão lusófona.

A instituição lidera o projecto “Gratitude – Gains from Losses” a nível nacional, sendo responsável pela investigação na área da segurança e qualidade alimentar e intervindo igualmente ao nível da criação de novos ingredientes a partir da casca da mandioca e outros resíduos.

As culturas de mandioca e inhame apresentam elevada percentagem de perdas durante a produção: cerca de 30% e 60 %, respectivamente. O projecto visa, sobretudo, ajudar pequenos agricultores e pequenas e médias empresas a encontrar soluções que reduzam o desperdício de perdas pós-colheita destas raízes e tubérculos e tornar algo normalmente rejeitado em produtos com valor acrescentado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *