FMCG Homepage Marcas Newsletter

Pepsi Co investe um milhão para transformar água residual em energia

Por a 24 de Maio de 2012 as 11:29

O projecto inovador na área da energia que a PepsiCo adoptou na fábrica do Carregado permite transformar em biogás a matéria orgânica das águas residuais decorrentes da produção.

 

A grande inovação deste projecto é a reintrodução do biogás na fábrica para alimentar as linhas de produção, um processo pioneiro nas unidades industriais da PepsiCo.

Alvo de um investimento de um milhão de euros, o projecto de valorização da água residual reduziu em 5% o consumo energético.

“Deste investimento decorrem uma série de mais-valias, como sejam a redução de 5% no total do consumo de gás natural da fábrica, 50% do consumo de energia eléctrica do tratamento aeróbio e de 75% dos custos com o tratamento e destino final das lamas”, sublinha um comunicado da fabricante das marcas Ruffles e Lay’s.

A fábrica da PepsiCo no Carregado é considerada uma das melhores unidades da Europa pelas práticas ambientais. O consumo de energia e de caiu, respectivamente, nos últimos quatro anos 4% e 36%, respectivamente. Além disso, cerca de 97% dos resíduos sólidos produzidos pela actividade da fábrica são reciclados ou valorizados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *