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Sindicato do Comércio admite apresentar queixa por alegado “dumping”

O Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (SCESSP) admite apresentar queixa à Autoridade da Concorrência contra a cadeia de supermercados Pingo Doce por alegado “dumping” na campanha promocional que realizou Terça-feira (1 de Maio).

Lusa
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Sindicato do Comércio admite apresentar queixa por alegado “dumping”

O Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (SCESSP) admite apresentar queixa à Autoridade da Concorrência contra a cadeia de supermercados Pingo Doce por alegado “dumping” na campanha promocional que realizou Terça-feira (1 de Maio).

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Em declarações à agência Lusa, a dirigente do SCESSP Isabel Camarinha disse que os responsáveis sindicais vão, durante o dia de hoje [Quarta-feira], “analisar e decidir o que fazer” em relação à campanha das lojas do grupo Jerónimo Martins, que no 1.º de Maio realizou uma campanha de 50% de desconto nas compras superiores a 100 euros.

“Não pomos de parte a possibilidade de apresentar queixa à autoridade da concorrência”, referiu Isabel Camarinha.

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“Vamos tomar todas as medidas que estiverem ao nosso alcance, porque estamos perante uma atitude de concorrência desleal em relação aos outros grupos (económicos), além de que foram cometidas imensas ilegalidades contra os trabalhadores”, criticou.

Isabel Camarinha lembrou que o sindicado tinha emitido um pré-aviso de greve para o Dia do Trabalhador, que foi “desrespeitado” pela Jerónimo Martins.

Ao sindicado chegaram inúmeros relatos de funcionários do grupo que terão sido “ameaçados” com faltas injustificadas caso não fossem trabalhar, relatou à Lusa.

“Já no ano passado, a Jerónimo Martins tinha decidido desrespeitar o Dia do Trabalhador, abrindo portas. Este ano, não só manteve essa atitude, como escolheu esse dia para promover uma campanha que teve o efeito que foi visto por toda a gente”, acusou a sindicalista, sublinhando que chegaram ao SCESSP inúmeros relatos de “ilegalidades cometidas contra os trabalhadores”.

Isabel Camarinha denunciou uma outra prática ilegal alegadamente promovida pela empresa Jerónimo Martins: “Os horários de trabalho têm de ser definidos com 30 dias de antecedência, mas a empresa esteve a ligar aos trabalhadores que estavam de descanso ou de férias, para que fossem trabalhar naquele dia”.

“Nós sabemos que houve trabalhadores que foram ameaçados de que se não fossem trabalhar no dia 01 [de Maio] teriam faltas injustificadas. No Pingo Doce isso aconteceu em muitas lojas pelo país todo, sabendo eles que o sindicato tinha emitido um pré-aviso de greve e, portanto, os trabalhadores tinham todo o direito de não ir trabalhar, mas foram ameaçados com faltas injustificadas se não fossem”, disse Isabel Camarinha.

Para o Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, a campanha do Pingo Doce, que na terça-feira ofereceu um desconto de 50% em compras superiores a 100 euros, é sinónimo de “dumping” (vender produtos abaixo do preço).

A iniciativa gerou enorme confusão em todo o país, tendo as forças policiais registado 40 incidentes só nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

“A campanha aproveitou-se da crise, da situação em que vivem milhares de famílias e da falta de poder económico que vivem as pessoas, para promover aquela campanha que causou aqueles incidentes todos, porque nem sequer estavam preparados para aquilo”, criticou a sindicalista.

 

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Douro Wine City celebra o vinho e a tradição durante quatro dias no Peso da Régua

O evento decorre num fim de semana prolongado e contará com a presença de produtores, provas de vinho, showcookings com chefes de renome, sessões de debate e animação musical.

De 7 a 10 de junho, o Auditório Municipal do Peso da Régua acolhe a 5ª edição do Douro Wine City, um evento de entrada livre que promete homenagear o vinho da mais antiga Região Demarcada do mundo, aliando-o à gastronomia, tradição e cultura da região duriense.

Organizado pelo Município do Peso da Régua e produzido pela Essência Company, o evento decorre num fim de semana prolongado e contará com a presença de produtores, provas de vinho, showcookings com chefes de renome, sessões de debate e animação musical para todas as idades.

O programa inclui duas sessões diárias das “Conversas sobre o Vinho”, orientadas por Manuel Moreira, sommelier e crítico, às 17h30 e 19h00. Estas sessões abordarão temas como o papel das castas históricas, os estilos do Vinho do Porto, a sustentabilidade na produção vínica, o papel das mulheres no setor e o novo protagonismo dos vinhos brancos do Douro.

Os showcookings arrancam a 7 de junho, às 19h00, com o Chefe Vítor Oliveira (Quinta de S. Luiz), seguem com o Chefe Joel Paiva (Restaurante DOC) no dia 8 às 18h00, e terminam com o Chefe Vítor Gomes (Restaurante 16 Legoas, Hotel Torel Quinta da Vacaria) no dia 10 às 16h30.

Além do espaço kids, disponível entre as 16h00 e as 20h00, a programação cultural integra DJ sets, animação itinerante e concertos. O DJ Pedro Simões, da RFM, será presença recorrente, assegurando a animação nos dias 7 e 8. Destaque também para os concertos de Maria Cachucha (8 de junho), Tozé Freitas (9 de junho) e o encerramento com o espetáculo “Sons do Douro” a 10 de junho, precedido pelo Bando das Gaitas.

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Retalho

Retail Mind reforça presença no setor do lazer

A Retail Mind, grupo português de gestão de marcas e projetos imobiliários de retalho, formalizou uma parceria com a Bowling City, marca de lazer e entretenimento em Portugal.

A parceria surge no âmbito da diversificação do portfólio da Retail Mind,  grupo português de gestão e consultoria imobiliária especializada do retalho. A Bowling City, empresa de Sérgio Cruz e Ernesto Martins Farinha, uma PME de Excelência, avança, assim, para a expansão em território nacional, contando com a experiência acumulada pela Retail Mind como aceleradora de marcas.

A empresa tinha inaugurado, em 2013, um espaço homónimo no Centro Colombo, com uma área de 2.000 m2. A partir de junho surgirá uma nova unidade no Tróia Resort, com 200 metros quadrados, designada como City Games, o que representa o pontapé-de-saída do plano de expansão. Está já previsto um novo investimento na região Norte do país, com uma área ainda maior, que inclui pistas de bowling e diversas áreas de diversão familiar.

“A parceria com a Bowling City reforça a nossa aposta na representação de marcas inovadoras no setor do lazer e entretenimento. Este conceito diferenciado em Portugal oferece experiências personalizadas de última geração e espaços pensados para toda a família – uma adição estratégica ao nosso portefólio. Acreditamos que este é apenas o início de um percurso repleto de conquistas e sucessos”, frisa Telma Oliveira, Managing Director da Retail Mind para Portugal.

O plano de negócios da Bowling City prevê, ainda, a criação da marca City Kids, direcionada para os mais novos. De acordo com a evolução do mercado em Portugal, há intenção de abrir “uma média de duas/três lojas por ano, já a partir de 2026”, revela Ernesto Martins Farinha, um dos proprietários da Bowling City, sublinhando que a empresa continuará a apostar no conceito “de criação de espaços de diversão familiar para todas as idades, com pistas de bowling, zona de conforto e bar, arcade, realidade virtual e aumentada, jogos clássicos, escape room e espaços com equipamentos infantis”.
O processo de expansão contará com o contributo da Retail Mind, empresa sediada em Vila Nova de Gaia, que trabalha com mais de 125 marcas ao nível global, tendo contribuído para a abertura de cerca de 2.800 lojas em centros comerciais e ruas de Portugal, Espanha, França, Luxemburgo e América Latina.

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Fotografia: Bruno Gonçalves
Bebidas

Quinta da Vacaria propõe dois vinhos monocasta irreverentes para o verão

“Oh Pires!” e a nova colheita de “Ah Galego!” surgem como os vinhos ideais para os brindes de verão.

Com a chegada do bom tempo, a Quinta da Vacaria apresenta duas propostas leves, aromáticas e com forte identidade regional, pensadas para um público mais jovem e descontraído: “Oh Pires!” e a nova colheita de “Ah Galego!” surgem como os vinhos ideais para os brindes de verão.

Estes dois monocasta do Douro – Fernão Pires e Moscatel Galego – chegam ao mercado com uma imagem disruptiva e cheia de personalidade, criada pela Sparrow Creative Solutions.

“São vinhos de convívio social, que podem ocupar o lugar da cerveja em ambientes exteriores”, explica João Menezes, para quem o grande desafio foi criar “vinhos secos, com baixo teor alcoólico, mas igualmente agradáveis e equilibrados”

Com garrafas de 0,75 cl e um PVP de 18,50€, os dois vinhos destacam-se não apenas pela frescura e teor alcoólico moderado, mas também por se posicionarem como alternativas ao consumo de cerveja em ambientes de exterior. “Não foram feitos para a «mesa tradicional», embora possam, naturalmente, acompanhar bons petiscos”, refere João Menezes.

“Ah Galego!” regressa após o sucesso da colheita anterior, enquanto “Oh Pires!” faz a sua estreia, reforçando o compromisso da Quinta da Vacaria em inovar e atrair uma nova geração de consumidores. Ambos devem ser servidos entre os 10 e os 12 graus, para preservar o perfil aromático característico das castas e a sensação de leveza que os define.

A componente visual é parte integrante da experiência proposta. Inspirados numa estética mais ousada e fora da caixa, os rótulos foram desenhados para captar a atenção e despertar a curiosidade. Cada rótulo revela uma “história de liberdade e inovação”, explica Pedro Antunes, da Sparrow Creative Solutions.  O objetivo é que ao vê-los os consumidores sintam “curiosidade de descobrir mais sobre o vinho” e, assim, embarcarem numa “jornada sensorial”.

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Logística

Still promove Open Day com foco em automação acessível e segurança na intralogística

O Open Day Still 2025, está marcado para 22 de maio, nas instalações da empresa em Rio de Mouro.

Numa altura em que a escassez de mão de obra, a pressão para reduzir custos e a procura por maior eficiência desafiam a intralogística, a Still quer provar que a automação pode ser simples, acessível e ajustada à realidade de qualquer empresa. É neste contexto que se insere o Open Day Still 2025, marcado para 22 de maio, nas instalações da empresa em Rio de Mouro.

O evento apresentará soluções escaláveis de automação e segurança desenvolvidas para transformar processos logísticos e torná-los mais eficientes.

O Open Day terá início às 11h00 com a receção e um welcome coffee, seguido pela apresentação institucional da Still às 11h45. A tarde será dedicada a sessões free flow, com estações temáticas dedicadas a equipamentos contrapesados, soluções para interiores, automatização (a estrela do evento) e consultoria técnica. O almoço e momentos de networking estão agendados para as 13h30.

O evento dirige-se a profissionais de logística e operações que pretendem explorar soluções tecnológicas como alavanca estratégica para os seus negócios.

 

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Logística

Logifrio reforça aposta em energia renovável com novos projetos fotovoltaicos

A Logifrio acaba de estabelecer uma parceria estratégica com o Grupo Greenvolt para o desenvolvimento de seis projetos de energia fotovoltaica descentralizada na Península Ibérica, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade.

Na sede da empresa, em Riachos, está em curso a expansão da infraestrutura fotovoltaica existente, com a instalação de 1.960 novos painéis solares. Esta intervenção aumentará a capacidade instalada para 2,4 MWp, permitindo uma produção anual superior a 1,78 GWh. Desta produção, cerca de 1,1 GWh/ano será destinada ao autoconsumo, enquanto o excedente será partilhado com uma comunidade energética que poderá abranger até 647 famílias e empresas.

Na plataforma logística do Montijo, estão a ser instalados 1.954 painéis solares, com uma capacidade total de quase 1,2 MWp e uma produção anual estimada de 1,79 GWh de energia limpa.

Em Espanha, o Grupo Greenvolt concluiu recentemente dois projetos nas instalações da LOGIFRIO em Vitória e Granada, com uma potência instalada combinada de 675,4 kWp e uma produção anual estimada de 0,8 GWh. Adicionalmente, estão em desenvolvimento mais duas instalações em Alicante e Fuenlabrada, que acrescentarão aproximadamente 2,5 MWp de capacidade instalada e uma produção anual de cerca de 3,25 GWh.

No total, os seis projetos envolvem a instalação de 10 mil painéis solares, resultando numa capacidade instalada de 5,4 MWp e uma produção anual superior a 7,6 GWh. Estes projetos permitirão evitar a emissão de mais de 2.000 toneladas de CO₂ por ano, consolidando a LOGIFRIO como uma referência em práticas logísticas sustentáveis.

Duarte Ferreira, Distributed Energy Director do Grupo Greenvolt, adianta que” o modelo de produção descentralizada é particularmente adequado para edifícios dedicados a armazenamento a frio, onde as necessidades de consumo de eletricidade são elevadas e, do ponto de vista operacional, o que fizemos foi trabalhar sempre com proximidade
com a Logifrio na procura das soluções mais apropriadas e eficientes para cada instalação”.

“O desenvolvimento destes projetos reforça o compromisso da Logifrio com a sustentabilidade e com a descarbonização da nossa atividade na Península Ibérica. Enquanto empresa líder na logística de frio, consideramos determinante o continuo empenho na redução da nossa pegada de carbono, a que se juntam as vantagens financeiras e operacionais, uma vez que reduzimos os custos energéticos, ficando a manutenção dos projetos a cargo da Greenvolt. Além disso, a criação da Comunidade de Energia em Riachos permite-nos partilhar parte da energia renovável produzida com as famílias e empresas da região, ampliando o impacto positivo desta iniciativa”, acrescenta Vitor Figueiredo, CEO da Logifrio.

Com a implementação destes projetos, a Logifrio avança no seu compromisso com a transição energética e reduz do impacto ambiental da sua atividade, permitindo evitar a emissão de mais de 2 000 toneladas de CO2 por ano aproximadamente.

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QSP SUMMIT 2025 reúne líderes globais para debater os novos motores estratégicos

De 1 a 3 de julho de 2025, um dos maiores eventos de gestão e marketing da Europa regressa ao Porto e a Matosinhos

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A 18ª edição do QSP SUMMIT, um dos maiores eventos europeus na área do management e marketing, regressa ao Porto e a Matosinhos de 1 a 3 de julho de 2025, com o mote “The New Strategic Drivers”. O evento propõe uma reflexão sobre os motores estratégicos que estão a transformar as organizações – da cultura à tecnologia, passando pela estratégia, pessoas, comunicação, educação, performance e até ética – num contexto empresarial cada vez mais exigente e em constante mudança.

A cerimónia de abertura realiza-se a 1 de julho, no Palácio da Bolsa, no Porto, e contará com a participação de António Lobo Xavier, que abordará a relação entre ética e negócios, seguido de um debate com líderes de empresas como Deloitte Portugal, TMG Automotive, Grupo Visabeira e Symington Family Estates.

O evento prossegue nos dias 2 e 3 de julho, na Exponor, em Matosinhos, com mais de 3.500 participantes diários esperados. As sessões decorrem num ambiente imersivo, com múltiplos palcos, ativações de marca e oportunidades de networking.

No dia 2, o Main Stage recebe um painel de oradores de destaque internacional. Erin Meyer, professora no INSEAD, abre o dia com uma intervenção sobre como as diferenças culturais influenciam a forma como pensamos, comunicamos e tomamos decisões em contextos globais. Angela Lane, autora e professora na IE University, abordará como desbloquear o desempenho máximo nas organizações. Dan Cable, professor na London Business School, falará sobre o papel das emoções positivas na construção de culturas vencedoras. Heather McGowan, futurista e autora premiada, explora a aprendizagem como vantagem adaptativa. A fechar o dia, Laura Gassner Otting, autora bestseller do Wall Street Journal, apresenta uma perspetiva sobre como a comunicação autêntica e o alinhamento pessoal impulsionam o crescimento individual e coletivo.

No dia 3, Arun Sundararajan, professor na New York University, aborda os riscos e dilemas da inteligência artificial nas empresas, com foco na importância da confiança, regulação e liderança estratégica. Segue-se Hajj Flemings, brand technologist e CEO da Rebrandx, que explora como a interseção entre tecnologia e pessoas está a redesenhar o futuro do trabalho.

Worklabs, Special Sessions e Lab Stage

O programa inclui também vários Worklabs, além das sessões especiais Thinkers Hall e Trends Forum, que aprofundam temas como liderança, cultura organizacional, inovação, IA e governança. Haverá ainda sessões temáticas dedicadas ao futuro do retalho, turismo e diplomacia económica, bem como Special Sessions com entidades como Turismo do Porto e Norte, Ageas, Galp, Diáspora Prime, Casa da Arquitetura, e ainda outras a anunciar.

O Lab Stage, centrado no desenvolvimento pessoal e profissional, propõe sessões práticas sobre comunicação, ansiedade, sono, produtividade, saúde digital e investimento – cruzando bem-estar com performance no trabalho.

Programa complementar focado em liderança e networking

Antes da abertura oficial, a 1 de julho, realiza-se a Leadership Masterclass, no Porto Palácio Hotel, conduzida por Adam Kingl, especialista em inovação e liderança. No dia 2, regressa a já tradicional Sunset Party, na Piscina das Marés, em Matosinhos – um momento informal de convívio entre participantes num cenário único junto ao mar.

A área de exposição reúne mais de 130 empresas de referência, com propostas interativas e ativações de marca, consolidando o QSP SUMMIT como uma plataforma privilegiada de partilha, aprendizagem e contacto com as tendências que moldam o futuro das organizações.

 

Sobre o QSP SUMMIT

Desde 2007, o QSP SUMMIT afirma-se como um dos mais prestigiados eventos europeus na área da gestão e marketing, atraindo líderes da indústria, executivos de topo e profissionais de todo o mundo. A cada edição, o evento oferece conteúdos de excelência e oportunidades únicas de networking e partilha de conhecimento.

Para mais informações, consulte o website oficial do evento: www.qspsummit.pt.

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FIPA vai debater os desafios da indústria alimentar e das bebidas

‘Alimentar a Economia’ é o mote para conferência que a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares realiza a 22 de maio, em Lisboa.

Na sétima Conferência para a Competitividade, a FIPA vai debater os desafios da indústria alimentar e das bebidas para ‘Alimentar a Economia’ – mote da edição deste ano do evento que terá lugar no Centro Cultural de Belém, a 22 de maio, a partir das 8h30.

Um painel de oradores vai centrar o debate nos temas ‘A Europa e a soberania alimentar’ e ‘Os desafios da cadeia de valor agroalimentar’. A sessão de abertura estará a cargo de Jorge Tomás Henriques, presidente da FIPA, e de José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas.

O painel ‘A Europa e a soberania alimentar’ tem como convidada Raquel Vaz Pinto, professora da Nova FCSH e vai reunir Arlindo Cunha, professor da Universidade Católica Portuguesa, Eduardo Diniz, diretor-geral do GPP, José Romão Braz, presidente da IACA e Patricia Fonseca, consultora da Presidência da República.

‘Os desafios da cadeia de valor agroalimentar’ terá António Serrano, CEO da Jerónimo Martins Agroalimentar, como orador convidado e vai reunir no painel de debate, Adolfo Mesquita Nunes, sócio da Pérez-Llorca, António Casanova, CEO da Unilever FIMA, Catarina Pinto Correia, sócia da VdA, e José Pedro Salema, presidente do Conselho de Administração da EDIA.

“Com o país a entrar num novo ciclo político e temas como a soberania alimentar na Europa e a cadeia de valor a marcarem a agenda político-económica, a indústria alimentar e das bebidas prepara-se para debater, com um painel de especialistas, os desafios da indústria alimentar e das bebidas para alimentar a economia”, sublinha a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares.

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Queijo Serra da Estrela é candidato a Património Cultural e Imaterial da Humanidade

O processo teve início com a assinatura de um protocolo de cooperação com 17 municípios pertencentes à área geográfica de produção do Queijo Serra da Estrela DOP.

Em julho do ano passado, 17 municípios da região do Queijo Serra da Estrela assinaram um protocolo para a elaboração da candidatura da salvaguarda do fabrico do Queijo Serra da Estrela DOP a Património Cultural e Imaterial da Humanidade. “Este processo, que consideramos um plano de salvaguarda do património, é de grande importância para a valorização de toda a fileira de produção, trazendo mais valor em toda a sua cadeia, incluindo o turismo”, sublinha ao Hipersuper, Joaquim Lé de Matos, presidente da direção da EstrelaCoop – Cooperativa Produtores de Queijo Serra da Estrela DOP.

A candidatura à Unesco para salvaguarda do fabrico do Queijo Serra da Estrela DOP a Património Cultural e Imaterial da Humanidade, tem por objetivo a salvaguarda do fabrico do Queijo Serra da Estrela e a preservação de “toda a fileira do queijo, nomeadamente o trabalho árduo dos pastores e produtores, tornando a atividade mais rentável e atrair jovens”, explica Joaquim Lé de Matos.

O processo teve início com a assinatura de um protocolo de cooperação com 17 municípios pertencentes à área geográfica de produção do Queijo Serra da Estrela DOP. Para além dessas autarquias e da EstrelaCoop, envolve também a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela e tem a coordenação técnica e científica do antropólogo Paulo Lima, que foi responsável pelas candidaturas do Fado, do Cante Alentejano, do Fabrico de Chocalhos e da Morna a Património Cultural e Imaterial da Humanidade da Unesco.

O presidente da direção da EstrelaCoop adianta que a Cooperativa está neste momento na fase de preparação da candidatura, que inclui o pedido de inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal e a preparação do dossier “com o pedido de inscrição à Unesco do saber fazer do Queijo Serra da Estrela”.

De referir que, durante a apresentação da feira ‘Tábua de Queijos e Sabores da Beira’, que decorreu a 22 e 23 de fevereiro no município de Tábua, Joaquim Lé de Matos referiu à Agência Lusa a intenção da EstrelaCoop entregar, no final deste verão, as candidaturas junto do Estado português e na Unesco.

Média anual de 165 toneladas

A mais recente campanha de produção do Queijo Serra da Estrela, designada de alavão, integrou 25 queijarias, das quais 22 associadas à EstrelaCoop. A média de produção anual ronda as 165 toneladas, mas a produção não é suficiente para a procura. Joaquim Lé de Matos aponta como principais causas, a diminuição do efetivo da ovelha da raça Serra da Estrela e a idade média dos pastores e produtores de leite. E deixa um alerta. “Temos de tornar a agro pastorícia rentável, porque o pastor não tem feriados, não tem fins de semana, o que é muito complicado para atrair jovens. O preço do leite subiu, o preço do borrego subiu e assim temos já valorizado mais esta cadeia, mas ainda não é o suficiente”.

No entanto, a EstrelaCoop tem dinamizado ações que ajudam a preservar a fileira. Em 2024 avançou com a uniformidade da rotulagem, que permitiu terminar com a “grande confusão que existia nos rótulos, várias cores, várias dimensões, havendo uma grande confusão em encontrar o Queijo Serra da Estrela”, revela o seu presidente. A Cooperativa criou um rótulo-etiqueta uniforme para todos os produtores, mas que mantém a marca de cada um. “Permite ao consumidor identificar logo um Queijo Serra da Estrela DOP, conseguindo diferenciar dos demais queijos portugueses, e também internacionais, isso tem tido um grande impacto”, sublinha Joaquim Lé de Matos.

Um saber único

Medidas como esta estão a contribuiu para a valorização e preservação de um produto regional com saberes ancestrais e características únicas. “São apenas três ingredientes, o leite da ovelha da raça Serra da Estrela, o sal e a flor de cardo”, lembra o presidente da EstrelaCoop, frisando que a estes, juntam-se “a sabedoria e cuidado dos nossos pastores e queijeiras”. “O leite provém das ovelhas que lhe dão o nome e são alimentadas das pastagens da região Serra da Estrela. Esteja sol, chuva, frio, neve, as ovelhas estão nos pastos, regressando ao fim da tarde para o ovil, e aí serem ordenhadas”, sublinha.
A classificação do Queijo Serra da Estrela DOP como Património Cultural e Imaterial da Humanidade da Unesco será um contributo para a manutenção deste saber secular. Joaquim Lé de Matos chama-lhe “um plano de salvaguarda do património”, de grande importância para a valorização da fileira de produção, porque irá trazer mais valor em toda a sua cadeia, incluindo o turismo.

A região demarcada da produção Queijo da Serra da Estrela abrange os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu. Destes concelhos, só Arganil ficou de fora do protocolo de financiamento da candidatura à Unesco.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Bebidas

La Casera traz novos sabores e opções sem álcool

Os novos lançamentos reforçam o posicionamento da marca como uma referência no segmento de bebidas de baixa graduação à base de vinho.

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Com mais de 75 anos de história e líder de mercado em Espanha, La Casera apresenta ao mercado os dois novos sabores do seu portfolio. Após o lançamento de Tinto de Verano Limão La Casera em 2024, o grupo Suntory Beverage & Food Portugal continua a apostar nesta marca e lança, já este mês, o Blanco de Verano Limão e o Tinto de Verano Limão 0,0%.

O Blanco de Verano Limão, com baixa graduação alcoólica e baixo teor de açúcar, chega a Portugal em dois formatos: garrafa de vidro de 27,5cl e lata 33cl, uma proposta diferenciadora neste segmento. À base de vinho branco, gasosa La Casera e sumo natural de limão, estará disponível no canal de horeca e retalho.
O Tinto de Verano Limão 0,0% surge como uma opção sem álcool, disponível em formato lata 33cl e garrafa pet de 1,5L. “Com a qualidade garantida dos ingredientes La Casera, o Tinto de Verano Limão 0,0 é uma alternativa para aqueles que procuram opções mais saudáveis”, assinala a marca.

Os novos lançamentos reforçam o posicionamento da marca como uma referência no segmento de bebidas de baixa graduação à base de vinho. “Estamos muito entusiasmados com estes lançamentos, que reforçam a nossa aposta pela marca e trazem novidades diferenciadoras e saborosas para todos os momentos. O Blanco de Verano Limão e o Tinto de Verano Limão 0,0% são a prova da nossa aposta contínua na inovação e adaptação aos consumidores”, afirma Sara Cagigal, Marketing Manager do grupo Suntory Beverage & Food Portugal.

Para apresentar as novidades, a marca preparou uma campanha de meios, com visibilidade também nos pontos de venda do retalho e ativações no canal horeca.

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Retalho

Aldi inaugura primeira loja em Ílhavo

A Aldi Portugal continua a expandir a sua rede de lojas com a inauguração do seu segundo espaço desde o início de 2025.

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A nova loja, localizada em Ílhavo, abre portas esta quarta-feira, 14 de maio, marcando a estreia da insígnia neste município do distrito de Aveiro.

Localizada na Rua Vasco da Gama (antiga EN109), principal artéria da cidade, a loja insere-se numa zona com forte dinâmica local e turística. Com uma área de vendas de 925 m², o novo espaço foi concebido para proporcionar uma experiência de compra prática e acessível, com foco nas marcas próprias Aldi, frutas e legumes frescos, pão quente ao longo do dia, uma máquina de sumo de laranja natural, semanas temáticas e uma seleção variada de produtos discount.

A nova loja disponibiliza mais de 60 lugares de estacionamento, incluindo espaços reservados a pessoas com mobilidade reduzida, postos de carregamento para veículos elétricos, suportes para bicicletas e uma zona de dogs parking. Paralelamente, a abertura resultou na requalificação de 250 metros da Rua Vasco da Gama e na criação de um novo arruamento com acesso pela Rua Prior Urbino de Pinho, o qual inclui ainda quatro lugares de estacionamento público, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana.

A unidade de Ílhavo representa também um reforço no compromisso da ALDI com a criação de emprego local, com cerca de 20 novos postos de trabalho, e com o apoio à comunidade. Os excedentes alimentares desta loja serão doados à Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo, que apoia a população sénior da região, servindo diariamente cerca de 220 refeições em várias freguesias.

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